Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

Forte e com tração 4X4, Frontier Platinum foca no cliente urbano

Versão explora detalhes cromados dentro e fora da picape

24 de Setembro de 2022 às 22:49
Cruzeiro do Sul [email protected]
A Platinum é uma das duas versões topo de linha da Nissan Frontier, mais urbana que a aventureira PRO 4X
A Platinum é uma das duas versões topo de linha da Nissan Frontier, mais urbana que a aventureira PRO 4X (Crédito: FOTOS: MATHEUS SIMANOVICIUS)

A nova geração da picape Nissan Frontier chegou ao Brasil em maio passado e, mais do que o visual bastante alterado, passou a contar com uma plataforma atualizada, o que permitiu a aplicação de importantes recursos de segurança e itens mais tecnológicos. Vendida agora em seis versões, oferece uma opção de entrada, a S, com motor 2.3 turbo diesel e câmbio manual de seis marchas. As demais são equipadas com o mesmo 2.3, só que biturbo e sempre acompanhado do câmbio automático de sete velocidades.

São duas versões topo da linha, a aventureira PRO 4X e seu visual bem provocativo, e a Platinum, que entrega exatamente mesmo conteúdo, mas com proposta urbana.

O acabamento interno é bem feito - FOTOS: MATHEUS SIMANOVICIUS
O acabamento interno é bem feito (crédito: FOTOS: MATHEUS SIMANOVICIUS)

No visual dianteiro, a Platinum tem o mesmo desenho bonito e os estilosos faróis de led com quatro elementos quadrados e que garantem 30% a mais de brilho na luz alta, informa a Nissan. Mas na Platinum todos os detalhes externos são cromados: contorno da grade dianteira, dos faróis de neblina, mais as maçanetas e rack de teto, para citar os principais pontos. Nesta versão as rodas de liga leve são maiores, de 18 polegadas.

Já na traseira, a não ser pelo detalhe cromado na maçaneta, tudo como na versão PRO 4X, com laterais mais altas, novas lanternas e a boa sacada no desenho do novo para-choque e degrau no meio para facilitar o acesso à caçamba.

Por dentro a Frontier foi bem renovada também, mas o impacto é um pouco menor. O acabamento é bem feito, traz várias peças em preto brilhante contrastando com cromados, o volante é bonito, mas um tanto pequeno (é o mesmo do kicks), o painel de instrumentos traz velocímetro e conta-giros analógicos e uma boa tela digital de 7 polegadas no meio com as informações do computador de bordo. A central multimídia traz tela de 8 polegadas, mas o grafismo não transmite muita jovialidade, e o espelhamento do smartphone exige uso de cabo. Não dá pra deixar de notar ainda a presença de alguns elementos de carros mais simples da marca, o que acaba jogando contra um modelo de mais de R$ 300 mil.

O teto solar traz comando elétrico - FOTOS: MATHEUS SIMANOVICIUS
O teto solar traz comando elétrico (crédito: FOTOS: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Tudo bem que a Frontier traz ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para o banco traseiro, e oferece uma exclusividade para o segmento, o teto solar com comando elétrico. Ponto positivo indiscutível também é o pacote de segurança reunido no Nissan Intelligent Safety Shield, que tem alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, alerta de saída de faixa que corrige a trajetória, alerta de tráfego cruzado, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, entre outros. Só fica devendo o controle de cruzeiro adaptativo


Força e robustez


Mesmo se tratando da versão com foco urbano, a Frontier Platinum também tem foça de gente grande. O motor diesel 2.3 biturbo gera 190 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque. Tudo administrado pela transmissão automática de sete velocidades e que ajuda o motorista a tirar proveito do bom torque disponível em baixas rotações. Oferece quatro modos de condução, inclusive um exclusivo para reboque, tração 4x4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro.

A traseira tem laterais mais altas, com novas lanternas, e detalhe cromado na maçaneta  - FOTOS: MATHEUS SIMANOVICIUS
A traseira tem laterais mais altas, com novas lanternas, e detalhe cromado na maçaneta (crédito: FOTOS: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Ponto fraco? Talvez a direção com assistência hidráulica e não elétrica, algo bem perceptível para os mais exigentes, mas nada que incomode no uso diário. Em compensação, entrega comportamento diferenciado pelo bom acerto de suspensão e seu conjunto traseiro com um sistema de multibraços e molas trabalhando em conjunto com o eixo rígido.

A picape Frontier é integrante estratégico para a Nissan crescer mais rápido no mercado brasileiro e da América Latina. No entanto, no Brasil, a nova geração da Frontier ainda não embalou nas vendas como a marca gostaria. Até aqui, ela mantém a mesma condição que sustentou em 2021. Mas, não há dúvida, agora ela está bem alinhada com as estrelas do segmento, tanto em conteúdo, como no preço.

Nissan Frontier Platinum 2.3 biturbo AUT: R$ 323.890,00

Galeria

Confira a galeria de fotos