Benê Gomes
Novo modelo traz estilo e preço fora dos padrões para o Brasil
Picape Jeep Gladiator tem visual e recursos para o off-road pesado
Lançamento mais recente da Jeep no Brasil, a Gladiator é uma picape diferente se comparada a modelos como Chevrolet S10 ou Ford Ranger. Além do visual muito característico, tem bastante capacidade para andar em pisos extremos e preço fora dos padrões do consumidor médio brasileiro.
Quem já conhece o SUV Wrangler, logo percebe que se trata praticamente do mesmo carro, a não ser pela distância entre-eixos maior de 3,48 metros e, naturalmente, a caçamba. A partir desse ponto, dá pra entender qual é o foco dela, porque tem capacidade de carga modesta em comparação a uma picape média: 674 Kg. Tem espaço de 1.000 litros, mas como as laterais são baixas, a caçamba não pode levar muita coisa. Tem um trunfo sim, a boa capacidade de reboque de 3.138 Kg.
Indo adiante, o desenho é quadradão, tem suspensão bem robusta, pneus de uso misto e outros elementos off-road de verdade. Legal é a dianteira clássica, referência direta ao tradicional Jeep Willys, lá do início. Proposta vista dentro também, com o painel reto, de aço, parafusos à mostra, e alavancas para a transmissão automática e a tração 4X4 com reduzida. Tudo num padrão carro de luxo, com couro nos bancos, costura aparentes, superfícies emborrachadas, som de primeira da Alpine com nove alto-falantes e subwoofer, multimídia de 8,4 polegadas, e por aí vai. Agora, no geral, passa um clima de pouca frescura.
Dito isso, nada pode ser melhor do que experimentar a Gladiator em um ambiente para com pisos difíceis, muita pedra, buracos e trechos alagados. Além da força do motor 3.6 V6 a gasolina de 284 cv de potência e 35,4 Kgfm, tem a transmissão automática de oito velocidades, tração integral com reduzida, bloqueio de diferencial e providenciais câmeras frontal e traseira para ampliar a visão nas trilhas. Tem ainda outro recurso bem interessante, a barra estabilizadora dianteira que pode ser desacoplada, o que aumenta a capacidade torcional da picape. Com essa opção, a Gladiator é capaz, literalmente, de subir algumas paredes.
Com tudo isso, será que pode ser usada como carro comum? Como é grande, exige um pouco mais de atenção nas manobras de estacionamento, mas sem limitar demais o uso. Vai bem na estrada, até porque, tem um motorzão forte. Mas como é um utilitário parrudo, sente mais o vento em alta velocidade e os pneus geram uma dose de ruído. Melhor então é andar tranquilo e dentro dos limites das rodovias e aproveitar a dose de conforto que oferece, inclusive o bom espaço interno. E essa é uma maneira ainda de não levar susto com o consumo de gasolina que, mesmo pelos números oficiais, é alto: 6,5 Km/l na cidade e 7,44 Km/l na estrada.
Estilo bugue
Algo que desperta a curiosidade -- e já conhecido do Wrangler -- é o recurso que permite deixar a picape com uma aparência de bugue de praia. É possível tirar as portas, o teto e até rebater o para-brisa. Para ajudar, o sistema de som por exemplo, tem alto-falantes dianteiros sobre o painel, enquanto os traseiros ficam no santântonio e podem ser retirados e usados como caixas de som externas.
No mais, o Gladiator é uma picape absolutamente moderna e segura por oferecer um pacote que reúne controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem de emergência, monitoramento de ponto cego e assistente de descida, entre outros esperados para um modelo desse porte.
Agora no Brasil, o Gladiator se junta aos novos modelos da RAM para formar um time de picapes muito robustas, cheias de recursos e preços bastante altos também. A Gladiador é vendida aqui em versão única, a Rubicon, e custa meio milhão de reais. Mas, veja só, o primeiro lote de 322 unidades, planejado para atender o mercado até o final de 2022, acabou poucas horas depois do lançamento. Sinal de que, no caso da Gladiator, além da proposta radical, o valor também não vai ser um problema por aqui!
Preço Jeep Gladiator Rubicon: R$ 515.913,00 (SP)
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