Benê Gomes
C 300 é um show de realidade virtual e muita tecnologia
Sedã da Mercedes-Benz tem navegador próprio e é equipado com sistema de propulsão híbrida leve
Depois que o Classe C deixou de ser produzido no Brasil - o que aconteceu entre 2016 e 2020 - esse tradicional sedã voltou a ser importado e agora é oferecido em duas versões: C 200 e C 300, ambas com o kit AMG Line, que reúne uma série de acessórios e detalhes visuais esportivos. A atual geração está bem diferente, e o visual foi bem rejuvenescido com linhas mais ousadas, mas segue o desenho característico, onde o capô é longo e a traseira mais curta.
O Classe C 300 cresceu, melhorou o espaço para quatro passageiros, e pode levar um quinto passageiro, mas a posição é desconfortável por causa do túnel central alto. O acabamento é muito requintado, absolutamente dentro da proposta do carro, com muito couro, apliques de alumínio, um console alto e alinhado com a grande tela digital de 12 polegadas do sistema multimídia posicionada na vertical. E é a partir desse ponto que o C 300 te possibilita mergulhar num clima super tecnológico com as duas modernas telas digitais, pois tem ainda a do painel de instrumentos, posicionada na horizontal, com 12,3 polegadas.
Mas a “brincadeira” fica séria com a fartura de recursos oferecidos pelo MBUX - Mercedes User Experiencie - sistema multimídia da Mercedes que traz evoluções. Além dos muitos recursos de conectividade e ajustes de configuração do carro que podem ser acionados por comandos de voz, o que gera muita curiosidade e diversão até, é o sistema de navegação nativo do C300. Com recursos de realidade aumentada, em determinadas situações o navegador utiliza as imagens ao vivo da rua onde você está passaNdo - captadas pelas câmeras externas do sedã - e aplica cenas gráficas que retratam as placas de indicação de trânsito ou o nome das ruas. O resultado é uma típica experiência de realidade virtual e que ajuda muito na condução do carro.
Potente e econômico
O C 300 AMG Line, apesar dessa assinatura, não tem alterações para entregar alta performance. Nele, o foco está na eficiência energética oferecida por um sistema híbrido leve. Conta com o 2.0 turbo a gasolina de 258 cavalos e torque de 40,8 Kgfm, mais o EQ Boost, sistema híbrido de 48V que atua tracionando também o carro em determinadas situações, em especial, durante as arrancadas e retomadas de velocidade para ultrapassagens. Quando o conjunto elétrico entra em ação, o C 300 ganha mais 27 cavalos e 20,4 quilos de torque. Mas o seu forte mesmo é a possibilidade de reduzir o consumo de gasolina, isso porque, em velocidade de cruzeiro, por exemplo, quando o motorista tira o pé do acelerador, o conjunto elétrico pode atuar sozinho para manter as funções do carro em funcionamento. Pelos parâmetros do Inmetro, o C300 tem médias de 10,4 Km/l na cidade e 12,9 Km/l na estrada.
Agora, pode ter certeza de que, mesmo não se tratando de um autêntico AMG, ele acelera forte como um esportivo, ainda mais se o motorista optar pelo modo de condução Sport+, um dos cinco disponíveis. Um trabalho bem facilitado pela transmissão automática de nove velocidades com opção de trocas manuais por aletas no volante. E a tração, é do estilo raiz, sempre traseira.
Com esses detalhes todos, o C 300 entrega tudo o que se espera de um sedã muito luxuoso e bastante confortável, esse o maior compromisso, apesar das fortes características esportivas. Ponto forte também e que merece ser lembrado é alto nível de segurança, inclusive pelos muitos recursos de condução semiautônoma e que ajudam a evitar acidentes. Com essa nova proposta, o Classe C 300 retomou sua força no mercado nacional e, definitivamente, assumiu uma nova condição dentro da linha Mercedes, o que abriu espaço também para a opção menor e mais acessível oferecida pela marca a quem busca um sedã, o CLA.
Preço Mercedes-Benz C 300 AMG Line: R$ 409.900.00
Galeria
Confira a galeria de fotos