Benê Gomes
Lavagem a seco é eficiente e não tira a diversão do final de semana
Em tempos de falta de chuvas e preocupação com o meio ambiente, o antigo hábito de lavar o carro no final de semana precisa ser repensado. Mas isso não significa que vamos ter que acabar com algo tão tradicional em nossa cultura.
Uma solução simples e que vale conferir é a lavagem a seco. Atualmente existem vários produtos para esse tipo de lavagem, todos com preços acessíveis e, conforme a marca, com promessas de brilho diferenciado, camada de proteção, entre outros. A lavagem a seco não exige nenhuma técnica específica, basta seguir alguns procedimentos básicos.
Como fazer
O primeiro passo é escolher o produto que mais lhe agrada e separar dois panos de microfibra. Mas, antes de começar, um cuidado básico: não estacione o carro em local com sol direto, para evitar manchas na lataria. Feito isso, basta aplicar uma fina camada do produto e passar o pano suavemente para retirar a sujeira -- sempre com movimentos circulares -- e em seguida deixar secar por 10 a 15 segundos. Como os especialistas recomendam, comece a limpeza pela área superior da carroceria, e depois a parte inferior. Esse é um cuidado adicional para evitar que a sujeira volte para a área onde já foi aplicado o produto.
Feita toda a limpeza, basta passar o pano seco para o acabamento e finalização, momento em que você pode dar aquela chamada “puxada” no brilho! A nossa experiência foi com um lava a seco que promete agir também como cera, criando uma película que pode reduzir em até 70% a retenção de sujeira e água na carroceria. A maioria dos frascos de lava a seco contam com 500 ml, quantidade suficiente para até seis lavagens de carros compactos, segundo o fabricante.
Insetos
Como é um produto feito para limpeza de superfícies pintadas e mais delicadas, o lava a seco pode remover também a gordura impregnada na carroceria, e vai muito bem na hora de retirar sem riscar a lataria aqueles resíduos de insetos que grudam no para-choque e na lente do farol depois de uma viagem. Mas para alcançar o resultado que espera, siga os procedimentos recomendados pelo fabricante do produto.
Hoje a lavagem a seco é bem popular, do lava-rápido do bairro até os galpões das fabricantes de veículos. É um processo simples, que faz bem ao meio ambiente e que ajuda a não acabar com a diversão de quem gosta de cuidar do carro no final de semana.