Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

Lavagem a seco é eficiente e não tira a diversão do final de semana

07 de Agosto de 2022 às 00:01
Existe no mercado uma ampla variedade de produtos para esse tipo de lavagem, com resultados diferenciados
Existe no mercado uma ampla variedade de produtos para esse tipo de lavagem, com resultados diferenciados (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS / DIVULGAÇÃO)

Em tempos de falta de chuvas e preocupação com o meio ambiente, o antigo hábito de lavar o carro no final de semana precisa ser repensado. Mas isso não significa que vamos ter que acabar com algo tão tradicional em nossa cultura.

Uma solução simples e que vale conferir é a lavagem a seco. Atualmente existem vários produtos para esse tipo de lavagem, todos com preços acessíveis e, conforme a marca, com promessas de brilho diferenciado, camada de proteção, entre outros. A lavagem a seco não exige nenhuma técnica específica, basta seguir alguns procedimentos básicos.

Como fazer

O primeiro passo é escolher o produto que mais lhe agrada e separar dois panos de microfibra. Mas, antes de começar, um cuidado básico: não estacione o carro em local com sol direto, para evitar manchas na lataria. Feito isso, basta aplicar uma fina camada do produto e passar o pano suavemente para retirar a sujeira -- sempre com movimentos circulares -- e em seguida deixar secar por 10 a 15 segundos. Como os especialistas recomendam, comece a limpeza pela área superior da carroceria, e depois a parte inferior. Esse é um cuidado adicional para evitar que a sujeira volte para a área onde já foi aplicado o produto.

Feita toda a limpeza, basta passar o pano seco para o acabamento e finalização, momento em que você pode dar aquela chamada “puxada” no brilho! A nossa experiência foi com um lava a seco que promete agir também como cera, criando uma película que pode reduzir em até 70% a retenção de sujeira e água na carroceria. A maioria dos frascos de lava a seco contam com 500 ml, quantidade suficiente para até seis lavagens de carros compactos, segundo o fabricante.

Insetos

Como é um produto feito para limpeza de superfícies pintadas e mais delicadas, o lava a seco pode remover também a gordura impregnada na carroceria, e vai muito bem na hora de retirar sem riscar a lataria aqueles resíduos de insetos que grudam no para-choque e na lente do farol depois de uma viagem. Mas para alcançar o resultado que espera, siga os procedimentos recomendados pelo fabricante do produto.

Hoje a lavagem a seco é bem popular, do lava-rápido do bairro até os galpões das fabricantes de veículos. É um processo simples, que faz bem ao meio ambiente e que ajuda a não acabar com a diversão de quem gosta de cuidar do carro no final de semana.