Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

Quinta geração do Kia Sportage está no Brasil

Agora com propulsão híbrida, SUV vem importado da Eslováquia e parte de R$ 224.990

30 de Julho de 2022 às 23:11
A combinação entre o motor Gamma 1.6 turbo e o sistema híbrido MHEV 48V é capaz de gerar 180 cavalos de potência
A combinação entre o motor Gamma 1.6 turbo e o sistema híbrido MHEV 48V é capaz de gerar 180 cavalos de potência (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Depois de muita expectativa, fotos e vídeos vazados de concessionárias, o novo Kia Sportage foi lançado oficialmente no Brasil. A quinta geração do SUV agora chega importado da Eslováquia. A grande novidade é a propulsão híbrida, formada pelo motor Gamma II 1.6 turbo de injeção direta a gasolina, acompanhado do sistema híbrido MHEV 48V (do inglês Mild Hybrid Electric Vehicle), conjunto capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima combinada, e torque de 27 Kgfm. A transmissão é automática de 07 velocidades e dupla embreagem, a tração é dianteira, e conta com três modos de condução: Eco, Normal e Sport. Com essa configuração, o Kia Sportage melhorou o consumo de combustível, com médias de 11,5 Km/l na cidade e 12,1 Km/l na estrada, segundo dados do Inmetro.

Junto com a propulsão, o Sportage adotou um novo visual e bastante diferente da geração anterior. A frente ganhou faróis com desenho em formato de bumerangue -- que quase atingem a dose de exagero -- mas sem comprometer o equilíbrio com a grande grade, o para-choque e capô carregados de vincos. Atrás, segue a proposta com lanternas que avançam pelas laterais e ligadas por uma barra na tampa do porta-malas. No geral, ficou bonito e bastante ousado. O novo Sportage tem agora duas versões, EX e EX Prestigie, que se diferenciam pela oferta de equipamentos e detalhes de acabamento.

Tela ampla

Por dentro, destacam-se ampla tela digital e o acabamento de carro premium - DIVULGAÇÃO
Por dentro, destacam-se ampla tela digital e o acabamento de carro premium (crédito: DIVULGAÇÃO)

Por dentro, o novo Sportage impressiona pelo nível de acabamento, com revestimento em couro nos bancos, portas e painel na versão topo de linha, a EX Prestigie. E entrega praticamente o mesmo na versão EX, com tecidos de qualidade e bom gosto, alavanca para o câmbio automático no lugar do seletor giratório da versão superior. Mas o console central, por exemplo, é o mesmo.

Agora, falando em versão topo, gera impacto com as telas digitais da central multimídia e do painel de instrumentos. Elas são ligadas e formam um único conjunto digital. A tela do multimídia tem 12,3 polegadas, é sensível ao toque e traz todas as funcionalidades comuns dos sistemas atuais. Já o painel de instrumentos 100% digital configurável também de 12,3 polegadas pode exibir imagens da câmera de ré e até das câmeras dos retrovisores quando o motorista aciona a seta de direção.

Na frente destacam-se os faróis em formato de bumerangue - DIVULGAÇÃO
Na frente destacam-se os faróis em formato de bumerangue (crédito: DIVULGAÇÃO)

O Sportage conta com entradas USB no painel frontal e outros estrategicamente instalados no encosto dos bancos dianteiros para atender os passageiros traseiros. O ar-condicionado é digital automático com controle frontal, o volante é multifuncional e o computador de bordo conta com tela digital colorida.

Como recebeu uma nova plataforma, mais resistente e leve, o Sportage consegue entregar um rodar seguro e confortável, algo perceptível nos primeiros contatos com o carro. Mas é indiscutível a evolução proporcionada pela nova plataforma, que permitiu a aplicação do pacote ADAS -- Advanced Driver Assistance System ou Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista. Ele reúne alertas de fadiga e de prevenção de colisão por ponto cego, de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado, assistentes de permanência e centralização na faixa de rodagem, mudança de farol alto e baixo automática, entre outros.

As lanternas, ligadas por uma barra, avançam pelas laterais - DIVULGAÇÃO
As lanternas, ligadas por uma barra, avançam pelas laterais (crédito: DIVULGAÇÃO)

Na versão EX Prestigie, o pacote adiciona o alerta de colisão frontal e de conversão em cruzamentos, câmeras de visão 360º, monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos. Uma lista de respeito, sem dúvida, reforçada por seis airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e assistente de partida em rampa, entre outros.

Cheio de potencial para vender bem, o novo Sportage não deve mudar muito a realidade da Kia no Brasil, pelo menos nesse momento. E não por falta de qualidade ou algo do gênero, mas sim, pela dificuldade da marca em conseguir importar um bom volume de carros para o Brasil. Segundo José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, a empresa tem um lote de carros pago aguardando o embarque desde fevereiro passado. “E a falta de componentes também segue nos prejudicando, tanto que, mesmo comprando uma média de 400 carros por mês, só estamos conseguindo receber lotes de 250. Aí fica difícil!”, disse.

O Kia Sportage tem garantia de cinco anos, incluindo a bateria de 48V e o sistema MHEV.

Preços Kia Sportage Híbrido MHEV

EX: R$ 224.990,00
EX Prestigie: R$ 259.990,00

Galeria

Confira a galeria de fotos