Buscar no Cruzeiro

Buscar

Benê Gomes

Caoa Chery Tiggo 5X PRO mantém brilho com ajustes da linha 2022

Modelo recebeu nova transmissão e melhorias no motor 1.5 turbo flex

28 de Julho de 2022 às 02:03
Cruzeiro do Sul [email protected]
Conheça o novo Tiggo em detalhes
Conheça o novo Tiggo em detalhes (Crédito: Divulgação)

Dentro do bem servido grupo de SUVs disponíveis no Brasil, o Caoa Chery Tiggo 5X é um dos representantes bem interessantes. A linha 2022 chegou no início deste ano e em versão única, a Tiggo 5X PRO. O visual foi bem atualizado na dianteira, com direito a grade preta diamantada, faróis full led, luz diurna de led e para-choque redesenhado. Na lateral,
mudaram as rodas de liga aro 18, os retrovisores ganharam indicador de seta e rebatimento automático, enquanto na traseira, recebeu luz de neblina e novo acabamento no spoiler sobre a tampa do porta-malas.

Dentro mudança foi mais radical e para melhor. O painel é todo novo, o acabamento é bastante cuidadoso, com direito a costuras aparentes e superfícies macias. Ganhou ar tecnológico com as duas grandes telas digitais, uma do sistema multimídia – de 10,25 polegadas, comandos por toque e espelhamento de smartphone por cabo – e a outra do painel de instrumentos digital com tela do tipo TFT de 7 polegadas. O console central também mudou, é do tipo flutuante, traz nichos para objetos, duas entradas USB, espaço para apoiar o celular – que parece um carregador por indução, mas não é – uma bonita tela tátil para os comandos do ar-condicionado, mais o botão de estacionamento eletrônico e a alavanca de câmbio do tipo joystick. Tem chave do tipo inteligente, que permite ligar o motor e o ar-condicionado à distância, e ainda sistema de câmeras com visão 360º.

Evolução no conjunto mecânico

O Tiggo 5X PRO recebe bem o motorista com boa ergonomia e os ajustes esperados em um modelo desse padrão. Nesta linha 2022, merece destaque pela evolução mecânica com a entrada da nova transmissão do tipo CVT - com até nove marchas simuladas eletronicamente - no lugar da transmissão de dupla embreagem, e ainda o novo acerto do motor 1.5 turbo flex de 150 cavalos de potência e 21,4 Kgfm de torque, que recebeu nova turbina e novo sistema de injeção eletrônica.

Com essas alterações, além de ficar alinhado com as atuais normas de emissões, o Tiggo 5X PRO melhorou em consumo de combustível. Pelos parâmetros do Inmetro, garante médias de 6,9 km/l na cidade, e 8,1 km/l na estrada com etanol. Números melhores sim, no entanto, na prática, é difícil alcançar tais médias com etanol na cidade. Outro ponto forte já reconhecido do Tiggo 5X PRO é o conjunto de suspensão independente nos dois eixos e o bom pacote de segurança, com 06 airbags, freios a disco nas quatro rodas, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistentes de partida em rampa e de descida, entre outros.

Numa comparação com os concorrentes diretos, o Tiggo 5X PRO ainda sai perdendo em conectividade e pela falta de recursos de condução semiautônoma, algo cada vez mais comum neste segmento. Mas aí, vale lembrar, a Caoa Chery acabou de confirmar sua nova estratégia para o mercado brasileiro, com foco total nos modelos eletrificados. Tanto que o
próprio Tiggo 5X PRO já ganhou uma versão híbrida leve e que está chegando às lojas da marca. Ou seja, nesta sua versão com motor flex, sem criar mais expectativas, tem o suficiente para manter seu brilho no mercado nacional.

Galeria

Confira a galeria de fotos