Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança e simplicidade

Nissan Versa: um bom coadjuvante entre os sedãs compactos

Importado do México, linha 2022 do sedã não recebeu alterações

21 de Julho de 2022 às 09:10
Cruzeiro do Sul [email protected]
Linha 2022 recebeu poucas alterações
Linha 2022 recebeu poucas alterações (Crédito: DIVULGAÇÃO )

Prestes a completar dois anos no mercado nacional, a nova geração do Nissan Versa ainda desperta curiosidade nas ruas, como se fosse um recém-chegado. Olhando pelo lado positivo, é sinal de que não perdeu o ar de novidade, um diferencial que pode ajudar nas vendas. O Versa ficou muito mais bonito e até com uma pegada esportiva quando comparado à versão anterior, com linhas mais robustas, vincos marcantes, bonitos faróis afilados com iluminação de led e a chamativa grade em “V”, que o deixa alinhado com a identidade dos novos modelos Nissan em todo o mundo. Depois, esqueça, aquele desenho traseiro sem nenhuma harmonia da versão anterior.

Sedã compacto e com espaço comparável aos sedãs médios, capricha no porta-malas de 582 litros, agrada pelo rodar mais macio, como se espera de um sedã. É um carro gostoso de guiar, com bom encaixe para o motorista e firme nas respostas da suspensão, mas sem incomodar quem não gosta disso. Segue com um motor um tanto modesto, o 1.6 flex de 114 cavalos de potência e 15,5 Kgfm de torque, sempre com o câmbio automático do tipo CVT. O conjunto entrega força suficiente, mas não dá para esperar muita agilidade, pois o torque demora para ser totalmente disponibilizado. Também não consegue muito brilho na autonomia, nem tanto pelas médias de consumo, mas por contar com um tanque de combustível pequeno, de 41 litros. Porém, sabendo dosar o pé no acelerador, em especial quando utilizar só etanol no tanque, dá para garantir médias compatíveis com os modelos do segmento: 8 km/l na cidade, e 10 Km/l na estrada.

Mais segurança e simplicidade no interior

Além da beleza, o uso de uma nova plataforma trouxe benefícios para a segurança. Além dos 06 airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, e assistente de partida em rampa, para dar alguns exemplos, recebeu reforços estruturais que melhoraram a dinâmica do carro. O ponto alto – ainda que seja exclusividade da versão Exclusive – foi a entrada dos modernos recursos já oferecidos também por seus concorrentes diretos, como alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta de ponto cego e de tráfego cruzado.

Já quem valoriza o que vai encontrar dentro do carro, pode ficar um pouco frustrado. O acabamento é bem feito, mas carrega bastante plástico, o que não transmite muito refinamento. Indo adiante e ficando mais íntimo carro, é difícil não lembrar do SUV Kicks ao observar o painel central e até mesmo o bom multimídia Nissan Connect com tela de 7”, que permite espelhamento de smartphones por cabo e tem GPS integrado, e ainda o conjunto de instrumentos parcialmente digital.

Então, para deixar um raciocínio final sobre o Nissan Versa, ele merece consideração sim. Tem como ponto forte o espaço digno de sedã médio, mesmo sendo um compacto, e não chega a frustrar com a oferta de equipamentos. E como comentei no início, tem o atrativo de ainda ser visto como novidade, apesar de não vender o que merece. Por isso, segue como um bom coadjuvante no mercado de sedãs compactos, certamente prejudicado pelo seu preço alinhado com os concorrentes diretos, só que sem oferecer exatamente o mesmo, como um motor turbinado. (Benê Gomes)

Preço Nissan Versa 1.6 exclusive CVT: R$122.490,00


 

Galeria

Confira a galeria de fotos