Benê Gomes
Fiat Pulse 1.0 turbo agrada também quem busca um pouco de emoção
Fechado o primeiro semestre de 2022, é um bom momento para dar uma conferida no Fiat Pulse, novidade da marca lançada no final do ano passado. Andei com a versão Audace Turbo 200, equipada com o motor 1.0 turbo flex de três cilindros.
O Pulse é um típico aventureiro urbano que busca flertar com o universo dos SUVS. O desenho dianteiro é robusto, tem capô alto e com grandes vincos, grade bem chamativa e muitos detalhes em preto no para-choque. Na lateral, explora o visual aventureiro com molduras plásticas nas caixas de roda.
Por dentro, tem pontos de destaque, como a tela multimídia de 10,1 polegadas, mas que é parte de um pacote opcional. O painel de instrumentos tem conta-giros e velocímetro analógicos, e a pequena tela TFT no centro com informações do computador de bordo e dos recursos inteligentes disponíveis no carro. No mais, segue com espaço muito parecido com o do Fiat Argo, um tanto limitado no banco de trás, além do porta-malas justo com 370 litros de capacidade, número com base no novo formato de aferição adotado pela Fiat (no Argo o número oficial são 300 litros).
A versão Audace já sai de fábrica com o pacote ADAS, que reúne alerta de colisão frontal com frenagem automática, mudança automática de farol alto e baixo, alerta de saída de faixa que atua no volante corrigindo a trajetória. Só fica devendo o controle de cruzeiro adaptativo, que permite determinar a distância do veículo à frente. Conta com quatro airbags, controles de tração e estabilidade e auxiliar de partida em rampa, para dar mais alguns exemplos.
Motor 1.0 turbo flex garante emoção, mas aperta no consumo
Uma das grandes novidades é o motor 1.0 turbo e que caiu muito bem no Pulse. Com 130 cv de potência e 20,4 Kgfm de torque, vem acompanhado da transmissão automática do tipo CVT. O Pulse é um carro sempre ágil e oferece ainda o apelo do modo Sport para apimentar as reações do carro. Só é preciso lembrar que, nessa condição, não dá para esperar economia de combustível. Aliás, esse não é um ponto forte do Pulse, ainda mais se você abastecer só com etanol. Pelos números oficiais, faz 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol. Mas, na vida real, é difícil manter essas médias.
O Fiat Pulse Audace é uma versão intermediária entre as opções com motor 1.0 turbo, abaixo da topo de linha Impetus, e que traz praticamente tudo o que ele tem a oferecer. Para quem está de olho no Pulse 1.0, a questão é fazer contas para saber se vale gastar mais na versão de cima ou olhar para a de baixo, a Drive 1.3 flex, que entrega pacote interessante e motor eficiente por valor mais baixo. Agora, a versão Audace tem o atrativo para quem busca também um modelo que garanta percepções mais emocionais ao volante. E isso, guardadas as proporções, dá para encontrar no Pulse turbo.
Preço Fiat Pulse Audace Turbo AT Flex: R$ 119.020,00 (SP)