Buscar no Cruzeiro

Buscar

Motor

Além de tudo, é bonito

Land Rover Defender 90 é off-road bruto que desfila no asfalto

29 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Único da família com duas portas, o Defender 90 é menor e quase 180 kg mais leve que seu irmão maior, mas utiliza a mesma base mecânica.
Único da família com duas portas, o Defender 90 é menor e quase 180 kg mais leve que seu irmão maior, mas utiliza a mesma base mecânica. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A versão 90 é a menor e mais “em conta” da linha Defender. Ainda assim, traz tudo que as irmãs oferecem, inclusive as avançadas soluções eletrônicas de entretenimento e segurança. Porém, além de ser a única com carroceria de duas portas, é 44 cm mais curta que a 100, o que lhe dá um charme e tanto. Assim, embora tenha a mesma capacidade das demais para encarar trilhas pesadas, ela faz muito sucesso no trânsito urbano, onde vai fazendo os pescoços virarem por onde passa. Até porque, é improvável que alguém que pague os R$ 547.950 da tabela desse carro o colocará na terra.

Seja como for, para os que buscam desempenho o 90 pode ser um baita negócio. Afinal, ele é quase 180 kg mais leve que o irmão 110, mas utiliza a mesma base mecânica. Ou seja, motor 2.0 de quatro cilindros que gera 300 cv de potência e 40,8 mkgf de torque. Bem como o câmbio automático de oito velocidades.

Segundo a Land Rover, o Defender 90 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. Trata-se de um número e tanto, considerando que o utilitário feito na Inglaterra pesa 2.140 kg e tem 1,97 metro de altura.

Além disso, a tração é 4x4 permanente, os pneus são 255/60 e as rodas têm 20 polegadas. Sua velocidade máxima é de 191 km/h, de acordo com dados da fabricante.

Por ter 4,58 m de comprimento (com o estepe) -- são 5 cm a menos quem um Toyota Corolla, por exemplo --, o Defender 90 vai bem em vias urbanas. Colabora com isso o diâmetro de giro de 11,3 m. Para comparação, na versão 110 do Defender são 12,8 m e no Corolla, 10,4 m. Em outras palavras, isso facilita as manobras em locais apertados.

O modelo traz painel digital configurável, sistema multimídia com tela de 10 pol e som com 400 W de potência. - DIVULGAÇÃO
O modelo traz painel digital configurável, sistema multimídia com tela de 10 pol e som com 400 W de potência. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Seja como for, a sensação ao volante é um tanto paradoxal. Quando se pisa forte no acelerador, o Land Rover urra forte, parece que vai desembestar e passar por cima de tudo à frente. Porém, estamos falando de um utilitário pesadão.

Aliás, as respostas da direção elétrica também não deixam o motorista se esquecer de que o 90 é herdeiro de uma das mais emblemáticas castas de modelos off-road do mundo. Assim, portanto, o ajuste é feito para garantir segurança em um carro com centro de gravidade alto e com gabarito para subir rampas íngremes e vencer obstáculos severos.

E por falar em respostas, segurança, etc, o sistema de suspensão pneumático tem três níveis de atuação que regulam a altura e a intensidade de amortecimento. Eles podem ser ativados pelo motorista ou de forma automática, de acordo com as condições da via.

Disponível em configuração única no Brasil, o Defender 90 chega repleto de equipamentos. Isso inclui painel digital e configurável, sistema multimídia com tela de 10 polegadas, espelhamento de celular e som com 400 W de potência. Bem como faróis de LEDs com ajuste automático, câmeras de 360°, frenagem de emergência e manutenção de faixa de rolagem, entre outros itens.

O acabamento da cabine é caprichado e, atrás, há espaço para três pessoas, embora dois viagem com muito mais conforto. Aliás, um dos pontos ruins é o acesso a esse banco. Os assentos dianteiros são projetados para a frente (o acionamento é elétrico) e, assim, abrem espaço. Porém, é preciso fazer algum contorcionismo para chegar ao banco traseiro. Já o porta-malas tem 397 litros e os vários porta-objetos totalizam 36,8 litros. (Estadão Conteúdo)

FICHA TÉCNICA

Preço sugerido: R$ 547.950
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, turbo, gasolina
Potência: 300 cv a 5.500 rpm
Torque: 40,8 mkgf a 1.500 rpm
Câmbio: Automático, 8 marchas
Comprimento: 4,58 metros
Entre-eixos: 2,59 metros
Porta-malas: 397 litros
0 a 100 km/h 7,1 segundos
Fonte: Land Rover

Galeria

Confira a galeria de fotos