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Foco no luxo

Novo Range Rover tem opções híbridas e logo virá ao Brasil

24 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Entre os diversos
Entre os diversos "mimos" ao proprietário está um sistema de redução de ruídos que deixa o interior da cabine totalmente silencioso. (Crédito: DIVULGAÇÃO / LAND ROVER)

O novo Range Rover já está a caminho do Brasil e deve chegar entre julho e agosto na versão First Edition. Fomos aos Estados Unidos andar na quinta geração do SUV de topo da Land Rover, que mantém a opção do motor V8, mas promete acelerar a eletrificação da marca britânica. Para isso, ganhou versões híbridas, incluindo uma plug-in (recarregável, em tomadas), que roda até 113 km no modo 100% elétrico. A filial brasileira não revela quais opções virão. Porém, o mais provável é que o SUV estreie aqui com o motor 3.0 turbodiesel de 350 cv e 71,4 mkgf combinado ao sistema híbrido leve. Assim, a tabela deverá ficar entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão.

Seja como for, o modelo de topo da Land Rover mantém o foco no extremo luxo. Entre os destaques, há ajustes elétricos para os bancos traseiros e sistema de redução de ruídos. Com isso, o interior da cabine fica totalmente silencioso.

A bordo, aliás, além de materiais como madeira de lei e metal de alta qualidade, há muita tecnologia. Segundo a marca, o novo SUV tem cerca de 7 mil chips. No painel, uma tela de 13,1 polegadas serve ao sistema multimídia e reúne vários comandos. Dá para ajustar desde o ar-condicionado e o som, até a suspensão, que pode ser elevada em dois níveis para trechos de off-road ou rebaixada para facilitar o embarque e a saída de carga e pessoas

Experimentamos quase toda a gama do novo SUV, exceto a versão Plug-In Hybrid. Na versão com entre-eixos longo, só há quatro assentos. Os de trás são reclináveis e têm apoios extras para as pernas, como as da classe executiva dos aviões.

Múltiplos ajustes e níveis de massagem, aquecimento e resfriamento estão disponíveis. Assim como telas, fones de ouvido sem fio, frigobar, porta-copos e uma mesa retrátil. Todos esses mimos vinham na série Autobiography da geração anterior, que foi vendida aqui por R$ 1 milhão.

Os 12 alto-falantes da marca Meridian ajudam a tornar os passeios ainda mais imersivos, como se não houvesse um mundo lá fora. Há várias entradas USB-C e carregadores por indução muito potentes, que não superaquecem o celular.

No painel, quase não há botões físicos. Uma dezena de câmeras de alta resolução auxiliam o motorista em manobras de estacionamento e para vencer trechos na terra.

Os três metros de entre-eixos garantem farto espaço a bordo. Além disso, o SUV tem sua própria rede de Wi-Fi. Porém, não se sabe como vai funcionar no Brasil. O mapa do navegador GPS é projetado na tela central, no painel e no vidro, por meio do Head-Up display.

O sistema de conectividade é tão funcional que dispensa o uso e recursos do Android Auto e do Apple CarPlay. Além disso, a alavanca do câmbio é do tipo joystick.

Em movimento, o novo Range Rover é tão estável que suas respostas lembram as de carros compactos. Colaboram com isso a suspensão pneumática e a tração 4x4 de série.

Além do modo Sport, grandes borboletas atrás do volante para trocas manuais do câmbio de oito marchas alegrarão quem gosta de uma tocada mais nervosa. Aliás, para esse público há a versão com o 4.4 V8 biturbo a gasolina. São ótimos 530 cv e 76,5 mkgf.

O Brasil também deve receber a 510PS Plug-In Hybrid, que roda 113 km só com eletricidade. O 3.0 a gasolina de seis cilindros em linha é combinado ao elétrico de 105 kW. Em pontos de recarga rápida, com 50 kW, dá para repor 80% das baterias em menos de uma hora, segundo a Land Rover. (Estadão Conteúdo)

FICHA TÉCNICA

Range Rover D350 MHEV

Preço sugerido: Não divulgado

Motor: 3.0, 6 cil., 24V, turbodiesel

Potência (cv): 350 a 4.000 rpm

Torque (mkgf): 71,4 a 2.500 rpm

Câmbio: Automático, 8 m.

Comprimento: 5,05 metros

Largura: 2,2 metros

Entre-eixos: 2,997 metros

Porta-malas: 818 litros