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Será que compensa?

Hyundai Creta 2.0 é hi-tech, mas cobra muito caro por isso

17 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O preço
O preço "salgado" torna difícil a concorrência com, por exemplo, o Toyota Corolla Cross XR 2.0. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A nova geração do Hyundai Creta estreou no Brasil há seis meses e vai indo bem nas vendas. Porém, com a disparada dos preços, o do SUV compacto feito em Piracicaba (SP) se aproxima perigosamente do de modelos médios. Isso é ainda mais evidente na versão de topo, Ultimate, que tem motor 2.0 flexível, câmbio automático de seis marchas e parte de R$ 163.990. Para comparação, ele custa R$ 2 mil a mais que um Toyota Corolla Cross XR 2.0 com câmbio CVT.

Ainda bem que o Hyundai traz recursos de condução semiautônoma, como frenagem automática de emergência, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa. Porém, além de ter os mesmos itens o Toyota oferece mais espaço para pessoas e bagagem.

O Creta tem 4,30 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 2,61 m de distância entre os eixos. Já o Corolla Cross mede, respectivamente, 4,46 m de comprimento (16 cm a mais), 1,82 m de altura e 2,64 m de entre-eixos (3 cm a mais nos dois casos). A altura de ambos é de 1,62 m. Por sua vez, o porta-malas do Hyundai tem capacidade de 422 litros, ou 18 l a menos que a do Toyota.

O Creta Ultimate tem trunfos. A cabine recebe cinco adultos com conforto e há bom espaço para as pernas e cabeça de quem viaja no banco traseiro, bem como uma porta USB.

Aliás, por falar em equipamentos há teto solar panorâmico, farol alto com ajuste automático da altura do facho e câmeras de 360º com linhas dinâmicas e imagem de alta definição. O sistema de conectividade é um dos destaques.

O novo Creta nada lembra o anterior. Graças aos recursos eletrônicos, o SUV pode corrigir a trajetória automaticamente e detectar animais, pedestres e ciclistas. Além disso, as câmeras facilitam as balizas.

Por sua vez, o conjunto mecânico não impressiona. O motor 2.0 de quatro cilindros até garante uma condução mais prazerosa que o 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta de outras versões. São 167 cv de potência e 20,6 mkgf de torque a 4.700 rpm com etanol. O 1.0 entrega, respectivamente, 120 cv e 17,5 mkgf.

Graças ao câmbio automático de seis marchas com opção Sport, as respostas ficam mais espertas. A Hyundai anuncia que o Creta leva 9,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.

Porém, há opções mais modernas no mercado. É o caso dos recém-lançados 1.3 turbo que equipam o Duster e o Renegade. No caso do Renault, são 170 cv e no do Jeep, 185 cv.

Porém, com o 2.0 o Creta também bebe bem. Durante a avaliação, o computador de bordo chegou a marcar 6,5 km por litro de etanol na cidade. Segundo dados do Inmetro, as médias são de 7,7 km/l (cidade) e de 8,7 km/l (estrada). Já com gasolina, são, 10,9 km/l e 12,4 km/l, respectivamente. (Estadão Conteúdo)

FICHA TÉCNICA

Hyundai Creta Ultimate

Preço sugerido: R$ 163.990

Motor: 2.0, 4 cil., 16V, flexível

Potência (cv): 167 a 6.200 rpm

Torque (mkgf): 20,6 a 4.700 rpm

Câmbio: Automático, 6 m.

0 a 100 km/h: 9,3 segundos

Comprimento: 4,30 metros

Entre-eixos: 2,61 metros

Porta-malas: 422 litros

NÚMEROS COM ETANOL. FONTE: HYUNDAI

PRÓS & CONTRAS

PRÓS - TECNOLOGIA

Versão tem bom pacote de itens tecnológicos, além de serviços conectados.

CONTRAS - PREÇO

Motor 2.0 está longe de empolgar e tabela é mais alta que a do Corolla Cross, que é médio.