Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tecnologia

CES 2022 tem carros elétricos novos e SUV que muda de cor

Tradicional evento de tecnologia foi realizado entre os dias 5 e 8

13 de Janeiro de 2022 às 01:07
Cruzeiro do Sul [email protected]
A BMW iX Flow utiliza  tecnologia
A BMW iX Flow utiliza tecnologia "E ink", similar à do Amazon Kindle, para mudar de cor (Crédito: ALEX WONG / AFP)

A alta do número de infectados pela variante Ômicron da Covid-19 restringiu a presença de marcas e do público na edição de 2022 da Consumer Electronics Show (CES). Mas a maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, nos Estados Unidos, impôs-se como palco para várias marcas de veículos. Carros elétricos inéditos foram revelados no evento, que foi realizado de 5 a 8 de janeiro.

Entre os destaques estão SUVs elétricos alimentados por baterias. A Equinox EV, por exemplo, estreia em 2023 e será o modelo elétrico mais acessível da Chevrolet. Já o conceito Chrysler Airflow resgata um nome do passado para mostrar a volta da marca sob comando da Stellantis. Havia fabricantes menores, como a Fisker, que lançou o crossover Ocean, e novatas, como a japonesa Sony.

Silverado EV - Depois de ver a Ford largar na frente com a F-150 Lightining, a GM revelou a Silverado EV, sua primeira picape elétrica. Confirmada para 2023, a picape terá a nova plataforma para elétricos da Chevrolet e utiliza baterias Ultium, como o Hummer EV.

A Silverado elétrica já está disponível para reservas na versão RST First Edition, voltada ao público geral, bem como na WT, destinada a frotistas. As duas têm números superlativos. A autonomia, por exemplo, será de até 643 km com a carga completa. A potência será de 644 cv e o torque, de ótimos 107 mkgf. Segundo a GM, a picape tem capacidade para rebocar até 4,5 toneladas e pode levar até 590 kg de carga.

BMW IX - Da marca alemã a estrela foi o SUV elétrico iX. Uma das versões reveladas, a M60, é o segundo elétrico da BMW preparado pela divisão esportiva M. Seu motor elétrico gera 455 kW, equivalentes a 619 cv de potência, e torque de pouco mais de 112 mkgf no modo “largada”. Assim, o carro vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.

Mas o modelo que realmente chamou a atenção do público foi o iX Flow, versão do utilitário que pode mudar de cor. A tecnologia “E ink” é similar à do Amazon Kindle. O sistema utiliza milhões de microcápsulas com diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo humano que mudam de cor a partir de sinais elétricos.

SUV da Sony - A gigante japonesa de eletrônicos vai entrar no ramo automotivo. A Sony revelou seu segundo modelo 100% elétrico, o SUV Vision-S 02. Com sete lugares e estilo que lembra o dos carros da Tesla, o utilitário tem 4,89 metros de comprimento e 3,03 m de distância entre os eixos. Por dentro, o modelo tem várias telas que poderão rodar jogos do PlayStation. (Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos