Buscar no Cruzeiro

Buscar

Motor

Audi voltará a produzir carros no Brasil

Os SUVs Q3 e Q3 Sportback são os escolhidos para a retomada. Data de início ainda não foi anunciada

23 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O Q3 Sportback é um SUV com estilo de cupê, lançado na Europa em 2019.
O Q3 Sportback é um SUV com estilo de cupê, lançado na Europa em 2019. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Após mais de um ano do fim da produção do sedã A3 e da paralisação de sua linha de montagem em São José dos Pinhais, no Paraná, a Audi anunciou que voltará a fazer veículos no Brasil. Os escolhidos são os SUVs Q3 e Q3 Sportback.

Os dois modelos terão motor 2.0 de quatro cilindros, com injeção direta de gasolina e turbo, que gera 231 cv de potência. O câmbio será o automático sequencial de oito velocidades e a tração, integral.

De acordo com a Audi, a produção será retomada em meados de 2022. Porém, a marca não revelou o mês em que isso deve ocorrer. Também não informou detalhes sobre as versões, equipamentos e preços.

No visual, os dois modelos diferem pelo caimento acentuado do teto na parte traseira do Q3 Sportback. O SUV com estilo de cupê foi lançado na Europa em 2019. Por lá, o carro tem itens como rodas de liga leve de 20 polegadas e faróis de LEDs Matrix. Na parte traseira, as lanternas, assim como a tampa do porta-malas, são iguais às do Q3 convencional.

Na cabine, entre os destaques há o sistema de entretenimento MMI com tela de 8,8” sensível ao toque. Bem como recursos de assistência ao motorista, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, auxílio em manobras de estacionamento e detector de pedestres, ciclistas e outros veículos por meio de radar.

Os novos Q3 terão motor 2.0 de quatro cilindros, com injeção direta de gasolina e turbo que gera 231 cv de potência. - DIVULGAÇÃO
Os novos Q3 terão motor 2.0 de quatro cilindros, com injeção direta de gasolina e turbo que gera 231 cv de potência. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Na lista de opcionais, chama a atenção o acionamento elétrico da tampa do porta-malas. Além disso, há iluminação interna com 30 variações de cor e bancos esportivos.

Aliás, os assentos podem ter aquecimento e refrigeração. Já o traseiro pode se mover por meio de trilhos. No caso do Q3, são até 15 cm e no Q3 Sportback, até 13 cm. Assim, é possível ampliar o espaço do bagageiro que, na posição convencional, tem 530 litros.

Ao rebater os encostos do banco traseiro, o volume salta para 1.525 litros no Q3. No caso do Q3 Sportback, estamos falando de 1 400 litros.

Produção em CKD

A produção dos novos SUVs será feita em uma linha de montagem exclusiva no complexo da Audi no Paraná. Até 2019, na mesma planta era feito o Q3 da geração anterior. Os dois novos carros serão montados com peças e partes vindas da fábrica da empresa em Györ, na Hungria.

Atualmente, é de lá que vem o Q3 vendido no mercado brasileiro. O modelo é oferecido com três níveis de equipamentos e tem preços sugeridos entre R$ 249.990 e R$ 288.990. Porém, diferentemente dos futuros nacionais, os Q3 importados têm motor 1.4 TSFI a gasolina de 150 cv de potência.

Atualmente, o Q3 Sportback não faz parte da linha Audi oferecida no mercado brasileiro. (Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos