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Nova Ford Ranger será lançada em 2022 e vem ao País em 2023

02 de Dezembro de 2021 às 00:01
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Picape global vai incorporar elementos das irmãs Maverick (menor) e F-150 (maior).
Picape global vai incorporar elementos das irmãs Maverick (menor) e F-150 (maior). (Crédito: DIVULGAÇÃO / FORD)

 

A Ford revelou a cara -- e algumas informações técnicas -- da nova Ranger. A picape global chega em 2023 totalmente atualizada, o que inclui visual parecido com o da irmã menor, Maverick. Da irmã maior, F-150, virão alguns detalhes, além da mecânica V6.

A produção começa em meados de 2022 na Tailândia e na África do Sul. Na Argentina, de onde virá ao Brasil, o modelo deve ser feito a partir de 2023.

Na dianteira, o destaque são os faróis, em formato de “C” invertido, exatamente iguais aos da Maverick. De LEDs, o conjunto é ligado por uma barra horizontal similar ao utilizado na F-150 vendida no mercado norte-americano. Na versão Wildtrack, de topo, há uma barra na parte inferior da dianteira que faz as vezes de para-choque de impulsão.

Nas laterais, vincos dão um aspecto musculoso à carroceria. Uma dobra reta, que vai do capô à extremidade da caçamba, marca a linha de cintura. A distância entre os eixos cresceu 5 cm graças ao reposicionamento, mais para frente, das rodas dianteiras.

Assim como na Maverick, o nome “Ranger” está gravado em baixo relevo na parte inferior da tampa traseira. De acordo com informações da Ford, a peça pode ser utilizada como bancada de trabalho. As lanternas traseiras também lembram letras “C” invertidas.

Na cabine, a nova Ranger evoluiu muito. O painel de instrumentos é todo digital e há uma grande tela, de 12 polegadas, do sistema multimídia. Posicionada na vertical, reúne o sistema de conectividade SYNC4 e várias funcionalidades, como câmeras de 360º e até mapeamento de trilhas off-road. Dependendo da versão, há tela de 10,1” e carregador de celular por indução (sem fio).

Ainda em relação às soluções eletrônicas, a picape virá com a nova geração do FordPass. O sistema permite checar várias informações e acessar dispositivos do veículo por meio do aplicativo instalado no smartphone. Dá para verificar a quantidade de combustível no tanque e ligar o ar-condicionado à distância, travar e destravar as portas, etc.

A plataforma não mudou. Segundo a Ford, o chassi atualizado melhorou a dirigibilidade. Há três opções de motores de quatro cilindros: 2.3 a gasolina e 2.0 a diesel (turbo e biturbo). A novidade é um 3.0 V6 turbodiesel que é oferecido na F-150 nos Estados Unidos.

Há tração 4x4 e câmbio automático de seis ou dez marchas. A troca de marchas pode ser feita por uma pequena alavanca, que lembra um joystick, localizada no console central. (Estadão Conteúdo)