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Fim de uma era

Volkswagen confirma o Polo Track, que vai substituir o Gol, para 2023

11 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A fábrica mantém em segredo o visual do novo carro que vai substituir o Gol, modelo que fez história no Brasil.
A fábrica mantém em segredo o visual do novo carro que vai substituir o Gol, modelo que fez história no Brasil. (Crédito: DIVULGAÇÃO / VOLKSWAGEN)

O novo ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões que será feito pela Volkswagen no Brasil entre 2022 e 2026 dará origem a novos SUVs, bem como ao Polo Track, que substituirá o Gol. Como o nome sugere, o hatch será uma versão mais simples e com preços mais baixos que a atual linha Polo.

Embora a Volkswagen não tenha revelado como será o visual do novo modelo, o designer Kleber Silva fez uma projeção (abaixo). O carro será produzido em Taubaté (SP) sobre a plataforma MQB, que deverá dar origem também às próximas gerações do sedã Voyage e da picape Saveiro.

Os três são os únicos veículos da marca alemã na América Latina que ainda utilizam a plataforma PQ24. Com a adoção da MQB para todos os produtos, a Volkswagen também vai reduzir seus custos. Além disso, a base antiga não comporta as novas exigências em relação à segurança e conectividade.

Portanto, mesmo sendo um carro de entrada, o Polo Track será feito com chapas mais rígidas e resistentes a impactos e terá sistemas como controle eletrônico de estabilidade, que não é oferecido no Gol. A partir de 2024, o dispositivo, que também é conhecido pela sigla ESP, será obrigatório no País.

Projeção mostra como deve ficar o Polo Track, que terá controle eletrônico de estabilidade. - KLEBER SILVA / KDESIGN AG / JORNAL DO CARRO
Projeção mostra como deve ficar o Polo Track, que terá controle eletrônico de estabilidade. (crédito: KLEBER SILVA / KDESIGN AG / JORNAL DO CARRO)

Aliás, várias mudanças vêm aí, como regras mais rígidas de emissões de poluentes, válidas a partir de 1º de janeiro de 2022. Por isso, é possível que o Polo Track utilize o motor 1.0 turbo que equipava o Up! TSI.

Trata-se do mesmo três-cilindros de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, porém com 105 cv de potência e 16,8 mkgf de torque. Nesses carros são, respectivamente, 128 cv e 20,4 mkgf -- os dados são com etanol. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas (de série) ou automático de seis (opcional).

História

O Gol foi lançado em 8 de maio de 1980 com uma tarefa para lá de importante no Brasil: substituir o Fusca, um dos carros mais emblemáticos do mundo. E cumpriu a missão com louvor. Foi o automóvel mais vendido do País por 27 anos consecutivos.

O hatch assumiu a liderança em 1987 e só saiu do topo do ranking em 2014. Atualmente, é décimo carro mais vendido do País e o primeiro da VW.

Porém, nem sempre foi assim. No lançamento, o Gol chamou a atenção pelas linhas que remetiam às do Passat. Porém, o motor boxer 1.3 refrigerado a ar era similar ao do Fusca.

A VW queria lançar um modelo mais moderno, espaçoso, bonito e econômico que o Fiat 147. Por isso, o plano inicial era que o Gol tivesse o mesmo motor do Passat. Porém, o quatro-cilindros refrigerado a água era mais caro para fabricar e reparar. Além disso, não havia produção suficiente para atender os dois modelos.

Em 1985, com a aguardada chegada do 1.6 do Passat e uma reestilização que inclui faróis maiores e o reposicionamento das luzes de seta, as vendas dispararam. Em 1989, o Gol GTI marcou a estreia do primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica de combustível. Com motor 2.0 de 120 cv, era o sonho de consumo de 11 de cada dez fãs de carro do País. (Estadão Conteúdo)

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