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Ao custo de R$ 443 mil, RAM 1500 Rebel tem espera de 10 meses

28 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Além do visual que chama a atenção, a
Além do visual que chama a atenção, a "picapona" proporciona arrancadas brutais, assim como as retomadas de velocidade. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A RAM 1500 Rebel quebra vários paradigmas. A picape grande não cabe em qualquer lugar, é feita nos Estados Unidos e, portanto, sua importação não conta com benefícios fiscais. O motor V8 tem apenas duas válvulas por cilindro -- tecnologia para lá de ultrapassada --, é movido a gasolina e, segundo a marca, faz até 6,6 km por litro na estrada. Ou seja, cada vez que o motorista encher o tanque, terá de desembolsar cerca de R$ 600 -- considerando os preços médios dos postos da capital paulista. Além disso, sua tabela é de R$ 443.860 (em São Paulo). Mesmo assim, a espera por uma unidade nova pode chegar a dez meses, de acordo com a fabricante.

Para entender o motivo de alguém pagar tanto por um carro assim, é preciso gostar de dirigir. E, obviamente, dirigi-lo. Isso porque para entrar em estacionamentos de shoppings ou supermercados, não é raro ter de fazer várias manobras. Além disso, a picape, que tem 60 cm a mais no comprimento que uma Toyota Hilux de cabine dupla, por exemplo, fica sobrando nas vagas.

A RAM se destaca em qualquer lugar. Além do porte, o visual chama a atenção, sobretudo no caso da unidade avaliada, que tinha todos os equipamentos disponíveis no mercado brasileiro. Os faróis e as lanternas traseiras são de LEDs.

Atrás, além da tampa da caçamba, que pode ser aberta na vertical ou na horizontal, há dois nichos nas laterais onde é possível transportar objetos longos. Localizados sobre as caixas de rodas, eles têm tampa com chave, iluminação e capacidade de 103,4 litros cada.

Se o interessado ficar em dúvida sobre comprar ou não a RAM 1500 Rebel após vê-la por fora, provavelmente deverá fechar negócio depois de se sentar ao volante. O acabamento é para lá de caprichado e todos os comandos ficam à mão.

Na tela de 12 polegadas no meio do painel dianteiro, dá para ajustar vários sistemas da picape. - DIVULGAÇÃO
Na tela de 12 polegadas no meio do painel dianteiro, dá para ajustar vários sistemas da picape. (crédito: DIVULGAÇÃO)

O quadro de instrumentos, digital e configurável, é fácil de ler e, na enorme tela de 12 polegadas no meio do painel dianteiro, que pode ser dividida para mostrar duas funções ao mesmo tempo, dá para ajustar vários sistemas da picape.

É o caso, por exemplo, do navegador GPS, das câmeras de 360°, do ar-condicionado digital de duas zonas e do sistema de som da Harman Kardon. O equipamento gera potência de 900 watts, tem 19 alto-falantes, subwoofer e dispositivo de cancelamento de ruídos

Também chamam a atenção o grande teto solar e o revestimento de couro no volante -- que é multifuncional, tem aquecimento e ajustes elétricos --, bancos, painel dianteiro e laterais das portas. Aliás, os assentos também têm sistema de aquecimento e os dianteiros contam com regulagem elétrica em 12 posições.

Ao dar a partida (por botão) no motorzão V8 de 5,7 litros que gera 400 cv de potência e 56,7 mkgf de torque, um ronco instigante brota nos dois escapamentos cromados. As arrancadas são brutais, assim como as retomadas de velocidade.

Isso é mérito também do bom câmbio automático de oito velocidades acionado por um botão giratório no painel. A tração é na traseira, mas há opção de 4x4 e reduzida ativadas por sistema elétrico.

Embora a picape da RAM pese 2.610 kg, é muito estável e transmite total sensação de segurança em curvas. As suspensões proporcionam conforto sem serem moles. E os freios, com discos ventilados na dianteira e sólidos atrás, garantem frenagens sem sustos. (Estadão Conteúdo)

FICHA TÉCNICA

RAM 1500 Rebel

Preço sugerido: R$ 443.860

Motor: 5.7, V8, 16V, gasolina

Potência (cv): 400 a 5.600 rpm

Torque (mkgf): 56,7 a 3.950 rpm

Tração: Traseira ou 4x4

Comprimento: 5,93 metros

Largura: 2,08 metros

Caçamba: 1,71 m (1,2 mil litros)

Consumo: 6,6 km/l (estrada)

Prós - Ampla área interna, leva cinco pessoas com folga e acelera forte como um esportivo

Contras - Quem roda só em estrada e enche o tanque em São Paulo paga, em média, R$ 1 por km

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