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Great Wall vai produzir SUVs e picapes no Brasil

Planta de Iracemápolis será uma das bases globais de produção de veículos da gigante chinesa

02 de Setembro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Já patenteado no Brasil, o SUV médio Haval H6 é candidato a ter produção nacional. A marca tem 16 modelos nesta linha, mas nem todos serão fabricados aqui.
Já patenteado no Brasil, o SUV médio Haval H6 é candidato a ter produção nacional. A marca tem 16 modelos nesta linha, mas nem todos serão fabricados aqui. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Com a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a Great Wall Motor pretende produzir SUVs e picapes no Brasil. A planta, onde até o fim de 2020 eram feitos o sedã Classe C e o SUV GLA, será transformada em uma das bases globais de produção de veículos da gigante chinesa para abastecer tanto o mercado brasileiro quanto outros países da América do Sul.

Sem revelar o valor do negócio, a Great Wall promete produzir até 100 mil veículos por ano no Brasil. Isso após a atualização que será feita na fábrica de Iracemápolis, que tinha capacidade para produzir 20 mil carros da Mercedes-Benz anualmente. A entrega da planta aos chineses deve ocorrer até o fim deste ano e a produção dos novos carros está marcada para começar em 2022.

A Great Wall promete atrair o consumidor brasileiro com sua ampla lista de produtos. Apenas da marca Haval, especializada em SUVs, a chinesa conta com 16 modelos. Além disso, a GWM faz cinco picapes, algumas com tração 4x4 e, portanto, aptas ao off-road. Porém, nem todos os modelos da empresa serão fabricados no País.

A picape Série P, também conhecida como Poer, dever ser importada num primeiro momento e é forte candidata a ganhar produção nacional. O modelo foi registrado no Brasil há um ano e é uma peça chave no plano de globalização da GWM. No Brasil, a novidade seria rival de utilitários consagrados, como a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux (leia mais abaixo).

No site da empresa na China, a picape média é oferecida com duas opções de motor turbo, a gasolina e a diesel. A primeira tem sistema de injeção direta e gera 190 cv e 36,6 mkgf. Por sua vez, a turbodiesel gera 162 cv e 40,6 mkgf a partir de 1.500 rpm

Nos dois casos, há opção de tração 4x4. O câmbio pode ser manual de seis ou automático de oito velocidades. Este é o mesmo da Volkswagen Amarok, fornecido pela ZF.

Bem equipada, traz itens como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de ponto cego e frenagem automática de emergência. No painel, há telas para o quadro de instrumentos e o multimídia.

A picape Série P, conhecida como Poer, dever ser importada num primeiro momento e depois ganhar produção nacional. - DIVULGAÇÃO
A picape Série P, conhecida como Poer, dever ser importada num primeiro momento e depois ganhar produção nacional. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Outro que já está patenteado no Brasil é o SUV médio Haval H6. Com 4,65 metros de comprimento, o modelo tem porte similar ao do Caoa Chery Tiggo 8 e do Volkswagen Tiguan Allspace, entre outros Entre os equipamentos há duas telas -- de 10,2 polegadas e de 12,2‘. No mais, o carro traz seis air bags e Head-Up display, que projeta vários dados no para-brisa.

Outro candidato da Haval à produção nacional é o Jolion, um SUV que disputaria vendas no segmento de médios, o que mais cresceu em 2021. Um dos mais recentes lançamentos da empresa, o modelo tem 4,47 metros de comprimento e distância entre os eixos de 2,70 m. No Brasil, seria rival de Jeep Compass, Toyota Corolla e Volkswagen Taos, entre outros.

O Haval H6 e o Jolion têm o mesmo conjunto mecânico. Trata-se do motor 1.5 turbo com injeção direta de gasolina que gera 150 cv de potência e 22,4 mkgf de torque. O câmbio é automatizado de duas embreagens e sete marchas e a tração é no eixo dianteiro.

Por sua vez, o WEY Tank 300, caso venha ao Brasil, poderá agradar o público que gosta de aventuras no fora de estrada. O modelo grandalhão se destaca pelo desenho quadrado, que lembra o do Jeep Wrangler e do Mercedes-Benz Classe G. Os faróis redondos remetem aos do Ford Bronco Sport e a mecânica é relativamente forte.

Sob o capô está o motor 2.0 turbo de 230 cv de potência e 39,4 mkgf de torque, além do câmbio automático de oito marchas. Além disso, há bloqueio de diferencial (dianteiro, central e traseiro) e nove opções de modos de tração.

A Great Wall também produz carros elétricos na China mas, por ora, não há informações sobre a oferta desse tipo de modelo no Brasil. Seja como for, um dos de maior destaque é o ORA Euler Ballet Cat. Trata-se de uma, digamos, releitura do VW Fusca. Revelado no Salão de Xangai (China), como o conceito Punk Cat, o hatch elétrico estará no Salão do Automóvel de Chengdu, que abrirá ao público no próximo domingo.

Outro que tem linhas bastante conhecidas é o ORA Lightning Cat. Também elétrico, o modelo tem visual parecido com o Porsche Panamera. Na cabine, os revestimentos têm tom alaranjado, há duas telas sensíveis ao toque e três mostradores circulares digitais no quadro de instrumentos.

Fundada há 37 anos, a Great Wall Motor é a maior fabricante da China com capital privado e tem quatro marcas: GWM, Haval, WEY e ORA. Sua especialidade são os SUVs e picapes. (Estadão Conteúdo)

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