Motor
RAM terá novas picapes no Brasil
Marca anunciou a estreia da 3500 Heavy Duty, que é feita no México e deve chegar em novembro
A RAM, marca de picapes do Grupo Stellantis -- fusão entre Fiat-Chrysler e Grupo PSA e 4ª maior fabricantes de carros do mundo --, anunciou várias novidades para o Brasil. Entre elas está a estreia de um novo modelo em 2021. Embora a empresa não confirme e tenha divulgado apenas uma foto escurecida, trata-se da 3500 Heavy Duty, que é feita no México e deve chegar em novembro.
Graças ao motor 6.7 turbodiesel que gera 400 cv de potência e 148 mkgf de torque, a RAM 3500 pode carregar até 17 mil kg, segundo dados da marca. O câmbio é automático de oito velocidades e a tração é 4x4.
Assim, a nova picape é focada em clientes do setor do agronegócio. Esse é o público que a empresa pretende seduzir no Brasil a partir de agora.
Segundo o diretor comercial da RAM, Everton Kudejac, em 2021 a marca vendeu 2.100 picapes no Brasil. Portanto, trata-se de um dos maiores mercados da empresa no mundo.
Além disso, a RAM divulgou novidades nas áreas de serviço e atendimento. Uma delas é o “Barter RAM”, programa de vendas para clientes do agronegócio, que está em alta no País e vem atraindo várias marcas.
Nessa modalidade de venda, o cliente pode pagar com grãos como soja e milho. E, apesar de o sistema ainda estar em fase de testes, a RAM informa que já fechou um bom número de negócios. Como resultado, passará a aceitar mais tipos de grãos como forma de pagamento.
Outra iniciativa que vem fazendo sucesso, segundo a marca, é a garantia de recompra. Batizada de “Next RAM”, trata-se de um programa de fidelidade que inclui opções de planos de pagamento a prazo.
Entre as possibilidades, há planos com prazos diferenciados, como, por exemplo, parcelas com vencimento semestral. No caso do contrato que garante a recompra, o cliente poderá dar o modelo usado como parte de pagamento de outro novo.
Além disso, a marca informa que as concessionárias terão o conceito renovado. Bem como vão oferecer atendimento diferenciado de pós-venda. Haverá ainda uma nova linha de acessórios, incluindo produtos feitos no País e com preços menores.
RAM nacional
Por ora, todas as picapes vendidas pela RAM têm grande porte para os padrões brasileiros. Isso porque são modelos focados no mercado norte-americano e, portanto, aqui seus preços médios são considerados salgados.
Porém, isso deve mudar em breve. Afinal, de olho no Brasil a marca tem planos de produzir um modelo inédito.
A produção será concentrada na fábrica do Grupo Stellantis em Goiana (PE). Nessa planta são produzidos os SUVs Compass, Renegade e Commander, da Jeep, além da picape intermediária Fiat Toro.
Isso porque a novidade será uma picape média com chassi do tipo monobloco feita sobre a base Small Wide. Ou seja, a mesma base dos Jeep e da Fiat. Essas marcas também pertencem ao grupo dono da RAM.
A picape inédita terá porte similar ao da Toyota Hilux e da Chevrolet S10, entre outras. Questionado acerca do modelo, o diretor da RAM no País, Breno Kamei, esquivou-se. Ele disse que não falaria sobre os planos da empresa para o futuro. “Quando decidimos investir na expansão da marca, olhamos o segmento de picapes como um todo. Então, está tudo no nosso radar. Esperamos em breve trazer mais novidades”, afirmou.
Seja como for, com base nos atuais modelos da marca e em informações de fontes do mercado, o designer Kleber Silva, da KDesign, fez projeções que mostram como será a nova picape. Entre os destaques está a grade dianteira, que deve ser parecida com a da RAM 1500 que já está à venda no Brasil.
Aliás, os faróis da 1500 com assinatura de LEDs também devem inspirar o desenho do conjunto óptico do modelo nacional. O nome da marca, em letras maiúsculas, será o destaque na dianteira e na tampa traseira.
Galeria
Confira a galeria de fotos