Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dicas para ensinar alguém a dirigir um carro

21 de Junho de 2021 às 16:11
Dicas para ensinar alguém a dirigir um carro
Dicas para ensinar alguém a dirigir um carro (Crédito: Divulgação)

É verdade que ensinar uma pessoa a dirigir um veículo como um carro compacto ou um dos carros usados Nissan, por exemplo, pode parecer uma coisa difícil, que causa um grande estresse e muito nervosismo, seja o aluno uma pessoa da família ou um amigo ou amiga. Mas é importante lembrar que paciência é a chave do sucesso.

Quando o carro familiar é um dos carros usados Nissan ou outro veículo do mesmo porte, os filhos adolescentes querem ter a permissão de dirigir e para isso, é necessário lhes ensinar a guiar de um modo seguro, tranquilo e responsável.

Mas também pode acontecer que um amigo ou amiga precise tirar a carteira de motorista e, para ter sucesso nessa empreitada, é necessário ter aulas de direção. Para isso, há três dicas importantes:

Programar um plano de aulas

É importante combinar as aulas previamente com o aluno. Desse modo, ambas as pessoas – professor e aluno - poderão evitar complicações, imprevistos e acidentes. Claramente, o carro que usará para este momento, sendo o um dos carros da Nissan ou não, deve estar em perfeitas condições. Isso quer dizer que é essencial checar antes de tudo, a pressão dos pneus, o nível de combustível no tanque e o estado do motor.

Como também é obrigatório cumprir com as regras de trânsito, é bom escolher um lugar com pouco movimento de carros. Desse modo, é possível ensinar a pessoa a dirigir com calma, sem o nervosismo que a presença de outros veículos transitando por perto causa.

Nessa organização de aulas, é fundamental começar com os itens básicos, como ligar o motor, ajustar o banco na posição adequada, checar a posição de todos os retrovisores e lembrar do uso das luzes indicadoras.

Muito importante também é lembrar-se de levar sempre a carteira de motorista e todos os documentos do carro. Desse modo não terá uma surpresa desagradável, cometendo uma infração por um motivo banal.

Manter sempre a calma

Na hora do aluno sentar ao volante, indique para ele onde estão os pedais, qual é a função de cada um deles e de que forma devem ser pressionados. Se o carro for de

transmissão manual, pode ser um pouco mais complicado, mas com paciência e calma, tudo se resolve.

Colocar o veículo em movimento poderá levar um tempo, porque é normal que o iniciante, ao tentar, acabe provocando que o motor pare. Por isso, é bom lembrar que deve-se pressionar aos poucos o pedal do acelerador, colocando a primeira marcha, para que o carro comece a avançar. Lembrando que essas aulas deverão acontecer em um lugar vazio, para evitar qualquer problema com outros carros.

Ir rumo ao trânsito

Com certeza, sair com um dos modelos da Nissan veículos para dirigir em ruas e avenidas requer domínio de todos os itens anteriormente mencionados. Desse modo, o aprendiz de motorista não ocasionará um acidente e terá sucesso em seus primeiros momentos guiando um veículo.

Só poderá sair para dirigir no trânsito da cidade se a pessoa já tiver a sua carteira de motorista aprovada corretamente, é claro. Isso é regra geral.

É comum que quem tem aulas e depois tira a carteira, não tenha experiência de dirigir no trânsito da cidade e pode sentir estresse nessa hora. Por isso, recomenda-se não pressionar a pessoa, pois poderá acabar ficando mais nervosa ainda.

O ideal é dirigir com calma, numa velocidade tranquila, para poder praticar manobras como mudar de faixa, virar em uma esquina usando corretamente as luzes e, finalmente, estacionar.