Lançamento
Bom de off-road e também de asfalto
Bronco chega ao Brasil importado do México e é primeiro ‘lançamento’ da Ford após fechar fábricas
O nome Bronco não é muito conhecido dos brasileiros, mas o Ford é um ícone nos Estados Unidos, onde foi produzido até 1996. Agora um modelo global, o carro, que segundo a marca foi o primeiro veículo de passeio chamado de SUV, chega ao Brasil em versão única, Wildtrack, por R$ 256.900
Aliás, a estreia do Bronco é uma espécie de renascimento para a Ford. Em janeiro deste ano, a empresa anunciou o encerramento da produção de automóveis e motores no Brasil.
Assim, o Bronco é o primeiro carro inédito lançado após a mudança de status da empresa de fabricante para importadora. O novo SUV vem do México, país com o qual o Brasil tem acordo de isenção de impostos de importação. Porém, por causa do preço, não vai brigar como o renovado Jeep Compass.
A sexta geração do médio da Ford vai disputar compradores com modelos de luxo. É o caso de Audi Q3, BMW X1 e Land Rover Discovery Sport, por exemplo. Este, aliás, é apontado pela Ford como o principal rival. Segundo a empresa, assim como o SUV da marca britânica, o Bronco tem forte apelo off-road.
Nesse sentido, o mexicano vem com tração 4x4. E, além de para-choques que melhoram os ângulos de entrada (30,4°) e de saída (33,1°), também traz ganchos na dianteira como itens de série.
O visual do novo SUV remete ao do modelo do passado, com linhas retas e marcantes. Na dianteira, uma espécie de faixa horizontal une grade e faróis. E, no lugar onde ficaria o símbolo da Ford, é o nome do carro que se destaca em letras grandes.
Um discreto logotipo da marca está fixado na tampa traseira. Aliás, as lanternas são de LEDs.
E, assim como nos carros da Jeep, o Bronco Sport traz vários “easter eggs”. Ou seja, detalhes discretos que remetem ao modelo antigo. Por sinal, o símbolo do SUV é um cavalo dando um coice -- Bronco é um termo utilizado para designar animais ariscos e difíceis de domar.
Entretanto, no novo Ford isso é apenas jogada de marketing. Afinal, o SUV tem vários recursos eletrônicos que vão facilitar a vida dos aventureiros.
Além disso, a distância do solo é de 22,3 centímetros e o carro pode atravessar alagados com até 60 cm de profundidade, segundo a Ford. Os pneus são Pirelli Scorpion todo terreno nas medidas 225/65 R17 e as rodas de liga são escurecidas.
A lista de itens de série é ampla. Incluí até uma bandeja que divide o porta-malas de 580 litros (até o teto) em duas partes e pode servir de mesa. E uma tomada de 110 volts (padrão americano) que permite ligar, por exemplo, uma cafeteira ou uma churrasqueira elétrica.
O vigia pode ser aberto independentemente da tampa traseira. Esta sobe na vertical, formando uma espécie de cobertura e tem LEDs direcionais para iluminar piqueniques à noite.
O compartimento tem tapete emborrachado e ganchos nas laterais. Ao rebater os bancos traseiros, a área livre é de 1.472 litros. Além disso, as barras no teto permitem carregar bicicletas e até caiaques. Por fim, segundo a Ford, a capacidade de reboque é de 900 kg.
Para o motoristas, sobressaem as tecnologias de assistência e conectividade. Há duas telas. A do quadro de instrumentos tem 7 polegadas e a do multimídia Sync tem 3,8’ e é sensível ao toque. O som Bang & Olufsen tem subwoofer, dez alto-falantes e potência de mil Watts.
Há ainda carregador de celular sem fio e portas USB. Bem como frenagem automática de emergência, detector de pedestres controle de cruzeiro adaptativo, além do Ford Pass. O sistema permite localizar o carro e até dar a partida pelo celular. Já o acabamento é caprichado, embora não chegue ao nível dos modelos da rival Land Rover.
O fato de o motor ser a gasolina pode decepcionar muita gente. Porém, o Bronco Sport tem força de sobra. Isso porque o 2.0 turbo Ecoboost conta com injeção direta e gera 38 mkgf de torque e 240 cv de potência.
Assim, o Bronco também vai muito bem no asfalto. A Ford informa que o 0 a 100 km/h é feito em apenas 8 segundos. Colabora com isso o câmbio automático de oito marchas com opção de trocas manuais por meio de borboletas no volante e os sete modos de condução.
Além do esportivo, há as opções Eco, Normal, Areia, Escorregadio, Lama e Terra. E o extremo Rock Crawl (rocha).
30 anos de sucesso
O Bronco estreou nos EUA em 1966 com linhas quadradas e grande capacidade para o off-road. O desenho, aliás, foi criado por Mckinley Thompson Jr, que trabalhou também nos projetos do Mustang e do mítico GT40. O primeiro esboço do modelo com carroceria curta, grande distância do solo e balanço dianteiro e traseiro mínimos foi apresentado em 1963. Ao longos dos 30 anos em que foi produzido, o SUV da Ford teve cinco gerações. Todas foram bem-sucedidas em vendas até que o modelo saiu de linha, em 1996. Em 2017, a Ford anunciou que relançaria o Bronco. Porém, o modelo passaria a ser um produto global, em linha com a nova estratégia da empresa. Antes de ser relançado, o carro chegou a ter fila de espera de 18 meses.
PRÓS E CONTRAS
PRÓS: VERSATILIDADE
SUV tem atributos para encarar o fora de estrada sem negligenciar a performance e o conforto.
CONTRAS: ACABAMENTO
Nessa faixa de preço, excesso de plásticos destoa. Embora não seja ruim, cabine não é lá um primor.
FICHA TÉCNICA
FORD BRONCO SPORT WILDTRACK
Preço sugerido: R$ 256.900
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, turbo, gasolina
Potência (cv): 240 a 5.500 rpm
Torque (mkgf): 38 a 3.000 rpm
Câmbio: Automático, 8 m.
Comprimento: 4,38 metros
Porta-malas: 580 litros (até o teto)
Fonte: Ford
Galeria
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Bronco Sport precisaria de versão mais em conta
A chegada do Ford Bronco Sport, vindo do México e por isso isento do imposto de importação, colocou o tradicional comparativo de preços entre SUVs passível de curiosidades. A versão Wildtrack única e completa do novo modelo sai por R$ 256.900. Já um BMW X1, produzido no Brasil, custa R$ 256.950. Mas, apesar de quase coincidência nos preços, as propostas são bastante diferentes, inclusive no porte e desempenho fora de estrada.
Um concorrente mais próximo em preço e características é o Land Rover Discovery Sport, produzido no Brasil com motor a gasolina (há opção Diesel), em três versões entre R$ 293.950 e R$ 337.950. O Bronco Sport realmente é rival à altura do ícone inglês do fora de estrada. O modelo americano tem maiores ângulos de entrada e de saída. Ângulo central e altura de imersão são iguais.
Em teste no campo de provas da Ford em Tatuí (SP) todos os sete modos de tração (normal, eco, esportivo, escorregadio, areia, lama/terra e rochoso) mostraram alto desempenho. O Land Rover oferece cinco modos de gerenciamento de terreno, porém não fiz comparativo direto.
O Bronco Sport tem dois ganchos de reboque dianteiros (para cinta, manilha ou gancho aberto) e mais um traseiro (desmontável). Versatilidade está entre os pontos altos: espaço sob o terço direito do assento traseiro, bolsas com zíper atrás dos bancos dianteiros, tampa traseira com iluminação regulável e abertura independente do vidro. Porta-malas recebe prateleira divisora robusta (pode virar uma mesa) e capacidade de 580 litros até teto. A fabricante não informou o volume padrão à altura do encosto do banco traseiro. Estimo ser quase equivalente aos 454 litros do Discovery Sport de cinco lugares.
Tração 4x4 por demanda inclui bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro. O motor 2-litros turbo a gasolina de 240 cv e 38 kgf.m garante respostas vigorosas. Câmbio automático convencional é de oito marchas. Em piso asfaltado a carroceria inclina um pouco (teto em dois níveis eleva o centro de gravidade), no entanto sem sustos. Há nove airbags e pacote robusto de auxílio eletrônico como controle adaptativo de cruzeiro com parada e arrancada automáticas, frenagem autônoma (detecta veículos e pedestres) e sistema de alerta com centralização na faixa de rolamento.
Sistema de áudio B&O é de primeira linha e central multimídia Sync 3 de 8 pol. conta com navegador GPS. Inclui carregador de celular por indução, duas portas USB, duas USB-C, duas de 12 V (console e porta-malas) e uma de 110 V também no porta-malas. Há conectividade interativa com o celular para comandar remotamente funções do veículo. Distância entre eixos de 2,67 metros oferece bom espaço interno.
O estilo marcante remete ao visual do primeiro Bronco lançado em 1966 nos EUA e produzido por 30 anos. O termo SUV, hoje transformado em lugar-comum, surgiu pela primeira vez justamente com esse modelo.
Por sua faixa de preço não vai incomodar o Jeep Compass, em posição privilegiada no mercado de SUVs médios. Uma versão menos completa lhe daria mais competitividade.