Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como dirigir corretamente um veículo com câmbio manual

04 de Maio de 2021 às 14:30
Como dirigir corretamente um veículo com câmbio manual
Como dirigir corretamente um veículo com câmbio manual (Crédito: Divulgação)

Carros como o Yaris Hatch, por exemplo, possuem câmbio manual de seis velocidades ou câmbio automático de sete velocidades. Hoje em dia, a maioria dos motoristas já acostumaram a dirigir confortavelmente tanto com um câmbio manual ou um automático, mas há motoristas principiantes que ficam apavorados só diante da alavanca de marchas!

Se você é motorista com pouca experiência e comprou ou vai comprar um veículo com a possibilidade de câmbio manual, como o Toyota Yaris Hatch, não entre em desespero se durante a transição das velocidades o veículo sacode um pouco. É só treinar um pouco, porque dirigir com câmbio manual é uma tarefa simples; basta com aprender qual é o momento certo para a troca de marcha e como usar os pedais corretamente para que a troca aconteça suavemente.

Usar corretamente a embreagem

É muito importante manter o pé esquerdo sobre a embreagem o tempo todo, mas não o pé todo, para evitar pressionar acidentalmente. Você poderá observar, tanto no Yaris Hatch 2021 como em qualquer outro veículo com câmbio manual, que a embreagem é o pedal que está na esquerda e é o que possibilita a mudança de marchas. Usar corretamente esse pedal permitirá uma direção perfeita de um carro com transmissão manual.

Por esse motivo, para você poder usar a embreagem corretamente toda vez que você precisar, não tire o pé desse pedal, mas mantenha o pé sem pressão, lembrando que o pedal do meio é o freio e o da direita é o acelerador.

Para posicionar o motor em neutro, que é quando nenhuma velocidade está funcionando, você deve pressionar a embreagem bem fundo. O motor sempre deve ficar em neutro antes de mudar entre uma marcha e a outra. Portanto, pressione a embreagem até o fundo, porém suavemente, e nunca o faça depois de tentar movimentar a alavanca de câmbio, porque desse modo você estaria parando o motor.

Na hora de movimentar a alavanca de câmbio solte bem devagar a embreagem, pois desse modo você poderá mudar a velocidade corretamente. Pratique a mudança de velocidades em um lugar sem movimento, como um estacionamento, por exemplo, ou uma rua tranquila. Desse modo, poderá experimentar e se acostumar aos movimentos certos sem problemas.

Lembre-se: estando o veículo em movimento, tire o pé do acelerador, pressione de imediato a embreagem e mude a marcha. Solte depois bem devagar a embreagem, pisando novamente no acelerador. Para movimentar a alavanca de câmbios na posição neutra, o pedal correspondente à embreagem deve ser pressionado!

Quando passar à seguinte velocidade?

É muito mais simples do que possa parecer: quando no painel as RPM (revoluções por minuto) alcancem o número 2500, é o momento certo de passar para a seguinte velocidade. Prestando atenção a esse número fará que você se acostume a fazer as mudanças no momento certo e, desse modo, o carro estará sendo dirigido suavemente e o motor estará protegido e funcionará melhor por mais tempo.

Usar corretamente o acelerador

Tendo em conta que o acelerador é o que controla as revoluções por minuto (RPM) do motor e a velocidade do carro, tirar o pé desse pedal repentinamente pode provocar uma sacudida do veículo que levará aos passageiros pularem para a frente. Por isso, se você precisar por algum motivo frear, tire em primeiro lugar a pressão do acelerador para depois pisar no freio.

Para aumentar a velocidade do carro, você deverá prestar atenção no painel, quando as RPM alcançarem o número 2500. Só nesse momento você poderá aumentar a velocidade trocando a marcha. Nesse caso, você deverá soltar o acelerador suavemente, evitando que o motor continue aumentando as RPM e permitindo colocar o motor em neutro para depois passar para a seguinte velocidade.

É muito importante que o movimento entre os pedais de embreagem e de aceleração seja feito equilibradamente, para que o veículo funcione suavemente, sem pulos nem barulhos esquisitos.

Dicas importantes para dirigir bem

  • Diminua a velocidade quando chegar numa esquina ou quando tiver que virar, por exemplo. Nesse caso, pressione a embreagem, coloque a alavanca de câmbio em neutro e mude para uma velocidade inferior.
  • Se o trânsito estiver devagar, numa velocidade aproximada de 15/18 kmh, mantenha o motor na primeira marcha para poder avançar constantemente. Só mude para a segunda marcha quando a velocidade chegar a 25 kmh.