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Compass e Toro: motor turbo 33% mais potente

A Stellantis abriu duas frentes de atualizações, quase simultâneas, e, em menos de uma semana, apresentou as revitalizações da picape Fiat Toro e do SUV Jeep Compass

29 de Abril de 2021 às 02:37
Cruzeiro do Sul [email protected]
Tanto o Jeep Compass (foto) como o Fiat Toro estreiam motor de maior torque já produzido no Brasil
Tanto o Jeep Compass (foto) como o Fiat Toro estreiam motor de maior torque já produzido no Brasil (Crédito: Divulgação)

A Stellantis abriu duas frentes de atualizações, quase simultâneas, em produtos que já têm participação de mercado bem forte. Em menos de uma semana apresentou as revitalizações da picape Fiat Toro e do SUV Jeep Compass.

Em comum estreiam o motor GSE turbo flex mais potente e de maior torque já produzido no Brasil: 4-cilindros, 1,33 litro, 185/180 cv (etanol/gasolina) e 27,5 kgfm. Esse motor, fabricado em Betim (MG) desde março último, permitiu que o índice de conteúdo local do Compass passasse de 60% para 64%. O importado de 2 litros foi descontinuado.

O Compass, lançado em setembro de 2016, ampliou o mercado de SUVs médios com preços bastante competitivos. Recebeu agora retoques externos e modificações no para-choque dianteiro da versão 4x2 para melhorar o ângulo de entrada (de 15,8 para 21,5 graus).

O interior foi reformulado, incluindo quadro de instrumentos digital, tela multimídia de 10,1 pol. e 30 litros de porta-objetos que realmente faziam falta. Novidade muito bem-vinda: freio de estacionamento eletromecânico com atuação automática devido ao avanço lento com câmbio automático quando engrenado.

Carregador e conexão sem fio para celulares, entradas USB tipos A e C, sistema de frenagem automática capaz de detectar pedestres, bicicletas e motos e abertura/fechamento da tampa do porta-malas com movimento do pé estão entre as novidades. Aceleração de 0 a 100 km/h em 8,8 s, ou seja, 1,8 s mais rápida. Preços entre R$ 139.990 e 216.990.

Se já tinha estilo atraente, a picape Toro ficou melhor. Desde seu lançamento há cinco anos e 300 mil unidades produzidas foi a primeira mudança visual e na medida certa, sem exageros. Faróis LED agora estão em todas as versões, menos a de entrada que permanece com antigo motor aspirado de 1,75 litro.

Renovação do interior inclui nova tela multimídia de 10,1 pol. nas versões mais caras com pareamento de até oito dispositivos, internet com chip dedicado a bordo, navegador TomTom nativo, serviços de concierge e até aviso de recall, como no Jeep Renegade.

A nova motorização muda bastante o comportamento da Toro, que sempre se ressentiu da falta de um motor flex adequado ao seu porte. Com até 46 cv e 8,2 kgfm adicionais (etanol) ganhou bastante em agilidade (0 a 100 km/h, 10,7 s). Capacidade de carga aumentou de 650 para 750 kg.

O consumo Inmetro urbano com gasolina é ligeiramente melhor (2,1%), porém o motor mais fraco ganha em média 3,1% nos outros três ciclos em razão da metodologia. O tanque de combustível diminuiu de 60 litros para 55 litros com o novo motor, o que afeta o alcance. As nove versões vão de R$ 114.590 a 187.490.