Novo normal
Startup cria comanda e cardápio digital para agilizar atendimento
O comerciante deixa de anotar os pedidos à mão. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba (3/7/2020)
A pandemia do novo coronavírus obrigou o comerciante a se reinventar. Muitos que trabalhavam com vendas apenas na forma presencial migraram para a internet na tentativa de manter o negócio em pé. Em meio a todo a este processo, surgiu a Yourder, startup acelerada nos diversos programas oferecidos pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).
A empresa com sede em Cerquilho, Região Metropolitana de Sorocaba, desenvolveu um aplicativo que agiliza o atendimento. Também facilita o controle de vendas dos comerciantes no dia a dia.
Trata-se de uma comanda digital. Ela possui um cardápio on-line integrado.
O CEO da Yourder, Richard Lopes Marçal, 25 anos, explica que a ferramenta é de fácil aplicação e funciona no próprio smartphone do comerciante, sem a necessidade de grandes investimentos. “Esta ferramenta nasceu de uma necessidade dos comerciantes que buscam formas para melhorar o seu negócio”, explica. “Durante o processo de validação da ideia, no PTS, percebemos que esses mesmos comerciantes queriam soluções para atendimento, anotações de pedidos e softwares de gestão para o dia a dia e os encontrados no mercado, até então, eram inviáveis pelo alto custo em equipamentos”, lembra.
Ao lado dos parceiros – Arthur Wagner Ferreira, Felipe Hideo Yamaguchi e Rafael Denis Camargo –, a empresa chegou à ferramenta voltada a diversas atividades comerciais. Entre elas, feirantes, vendedores de verduras e hortaliças, marmitarias, docerias, hamburguerias, food trucks de rua e de eventos. A lista inclui ainda comida japonesa, American BBQ (churrasco e defumados) e, devido à pandemia de Covid-19, até delivery de máscaras e protetores faciais.
Com a comanda digital, o comerciante deixa de anotar os pedidos à mão, passando a lançá-los com apenas alguns cliques. Já com o cardápio on-line, o cliente pode fazer a solicitação de maneira mais prática e ágil. Assim, os pedidos chegam direto no aplicativo e é possível imprimi-los de forma padronizada, facilitando a leitura para o entregador e para quem vai prepará-lo.
A ferramenta da Yourder apresenta o faturamento diário e mensal de forma detalhada, tanto dos pedidos lançados pela comanda quanto dos pedidos do cardápio on-line. “Mesmo com apenas uma conta, o estabelecimento pode utilizar o aplicativo em quantos aparelhos de telefone precisar. Para facilitar o acompanhamento à distância, os lançamentos são feitos de forma simultânea e em tempo real”, detalha o CEO da empresa. “Além disso, o cardápio online pode ser utilizado nas mesas, quando a pandemia de coronavírus passar e os estabelecimentos puderem reabrir. Assim, o cliente tem menos contato com os cardápios impressos e também com atendentes.”
Ainda conforme Richard Marçal, o objetivo da startup é fazer parte do dia a dia dos comerciantes, entregando uma solução para atendimento e resumos de vendas, um sistema prático e na palma da mão. “Com isso, nosso cliente pode dedicar mais tempo à família e às tomadas de decisão no seu negócio”, complementa.
Atualmente, a Yourder já tem a ferramenta em funcionamento em estabelecimentos comerciais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Brasília e Pará.
A importância do PTS
O CEO da Yourder revela que o Parque Tecnológico de Sorocaba teve papel determinante na evolução do aplicativo. Foi o engenheiro de produção e CTO, Felipe Hideo Yamaguchi, 37, quem teve a ideia do projeto e, junto com o Richard Marçal, fez o primeiro contato com o PTS, por indicação de um professor. Desde então, a equipe participa dos programas voltados ao empreendedorismo e são acompanhados pela equipe de aceleração do Parque Tecnológico, com mentorias e profissionais de destaque no mercado.
Para saber mais sobre o aplicativo da Yourder, basta acessar www.yourder.com.br, buscar o perfil da empresa no Instagram – @appyourder – ou mesmo fazer contato pelo WhatsApp (15) 99678-7309. (com informações da Prefeitura de Sorocaba)