Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novo normal

Saiba como descartar o lixo doméstico em tempos de pandemia

21 de Maio de 2020 às 18:12

Saiba como descartar o lixo doméstico em tempos de pandemia

Contêiner de resíduos sólidos em rua de Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (22/4/2020)

Embalar os resíduos sólidos de forma correta, antes do descarte, pode ajudar a evitar a proliferação do novo coronavírus. Segundo orientação da Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria da Saúde de Sorocaba, é importante acondicionar o lixo em sacos plásticos íntegros, sem qualquer rasgo ou possibilidade de vazamento.

Esses sacos devem ser colocados diretamente nos contêineres distribuídos pelas vias da cidade. Posteriormente, o lixo da coleta mecanizada é inserido nos caminhões e levado para o aterro sanitário, com o menor risco possível pelos coletores.

Pessoas com sintomas

De acordo com a Vigilância Sanitária, quem estiver com sintomas ou com a doença deve redobrar os cuidados. O correto é descartar lenços, toalhas, fraldas ou papel higiênico em um primeiro saco de lixo, fechando-o ao final do uso. Depois disso, acondicioná-lo em um segundo saco que também deve ser firmemente fechado.

Após este procedimento de acondicionamento em sacos duplos, pode-se com mais segurança embalá-los junto aos demais resíduos domiciliares. Depois, esse material pode ser disponibilizado para a coleta dentro dos contêineres.

Segundo o setor da Saúde de Sorocaba, se possível, os sacos com os resíduos devem ser mantidos no domicílio do paciente por 72 horas. O ideal é, somente após esse período, disponibilizar o material para a coleta regular. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)