Buscar no Cruzeiro

Buscar

Entenda

Pontos luminosos são avistados no céu de Sorocaba

09 de Abril de 2020 às 20:46

Pontos luminosos são avistados no céu de Sorocaba

O círculo destacado é a região onde o satélite está a pelo menos 10º acima do horizonte. Crédito da foto: Reprodução / Heavens Above

Uma sequência de luzes foi vista, na noite desta quinta-feira (9), no céu de Sorocaba e de cidades da região. O relato é o mesmo: os objetos cortavam o espaço em alta velocidade e na mesma trajetória.

Segundo o site “Heavens Above”, destinado para quem quer observar e seguir os satélites que orbitam a Terra, trata-se da recém-lançada terceira frota Starlink, com 60 minissatélites. Eles têm cortado o céu feito um “trenzinho” - um em sequência do outro - aproximadamente duas vezes por dia pelo território brasileiro.

De acordo com dados contidos no “Heavens Above”, os satélites passaram pelo céu de Sorocaba entre às 19h05 e às 19h10 desta quinta-feira (9). Duas pessoas, moradoras da zona norte da cidade, entraram em contato com o Cruzeiro do Sul para informar o aparecimento das luzes no céu.

Os satélites também foram vistos na região de Sorocaba. O jornalista Bruno Sales, 51 anos, observou as luzes de sua casa em Pilar do Sul. “Elas passavam em sequência, de forma muito rápida”, conta. “Pensei que fossem aviões militares, mas alguns estavam muito próximos dos outros”, completa.

 

Sales chegou a acessar um aplicativo destinado a monitorar voos em todo o planeta. “Não tinha registros de aviões por aqui”, relata. No aeroporto de Sorocaba, também não houve registro de aeronaves em sequência sobrevoando a cidade.

Sistema global de internet

Esses satélites foram lançados no início de janeiro pela empresa SpaceX. Eles fazem parte do terceiro lote de 60 minissatélites em órbita. O objetivo é construir uma constelação gigante de milhares de satélites para a formação de um sistema global de internet de banda larga. (Da Redação)