Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aves

Observar aves: uma divertida experiência junto à natureza

08 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Observar aves: uma divertida experiência junto à natureza

As aves podem ser observadas por crianças e adultos, a olho nu ou com o auxílio de um binóculo. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

Neste sábado (8), das 8h às 11h, acontecerá o primeiro encontro deste ano do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves) no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. A garotada, de 6 a 12 anos, terá a oportunidade de participar de uma manhã divertida e de aprendizado sobre a importância da conservação da natureza num dos parques ecológicos mais bonitos da cidade.

Sorocaba abriga aproximadamente 300 espécies de aves e no Parque da Água Vermelha é possível encontrar cerca de 50 espécies. Esta é uma experiência diferenciada e uma grande oportunidade de aproximar as crianças da biodiversidade existente na cidade, na qual as aves podem ser observadas a olho nu ou com o auxílio de um binóculo.

Atividades dessa natureza ajudam a conhecer as aves que ocorrem nos diferentes espaços, identificar padrões de ocorrência e compreender a importância da conservação das áreas verdes para manutenção da biodiversidade. Desta forma, o Coaves Kids contribui para o protagonismo infantil e fomenta ações individuais e coletivas em prol da conservação dos ambientes naturais e urbanos nas crianças e nos seus familiares.

A ação de Educação Ambiental é realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), e tem a finalidade de reunir as crianças que gostam de aves, tem interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las e conhecer um pouco sobre as características de algumas das espécies, suas curiosidades e papel ecológico.

Como vai ser

De acordo com a educadora da Sema, Viviane Rachid, a programação deste sábado (8) terá início às 8h com a brincadeira “Qual é o som?”. “De uma forma lúdica, relembrando o jogo Qual é a Música?, vamos apresentar os cantos das aves mais comuns para que as crianças identifiquem as espécies pelo som”, explica. O grupo também terá dicas para a observação de aves e fará um piquenique no parque.

O ideal é que a garotada use roupas discretas, evitando cores fortes, além de usar boné e protetor solar. Crianças com menos de seis anos devem estar com um responsável adulto durante todo o evento. Os novos membros devem ir com os pais ou um adulto responsável para preencher a ficha de inscrição ou solicitar no parque via e-mail.

Quem não puder estar lá neste sábado (8), terá outras oportunidades, porque o Coaves Kids realizará outros encontros no decorrer do ano. O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221.6643, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, ou pelos e-mails [email protected] e [email protected]. (Da Redação)