Buscar no Cruzeiro

Buscar

Se liga!

O Natal pode ser sustentável

21 de Dezembro de 2019 às 00:01

O Natal pode ser sustentável

Crédito da foto: Pixabay

Para quem se preocupa com decoração, e adora receber a família e os amigos, os dias que antecedem o Natal costumam ser agitados. Além de sair à caça dos presentes, é chegada a hora de arrumar a casa. É o momento de colocar a guirlanda na porta, espalhar enfeites por todos os cantos e, claro, montar a tão aguardada árvore. Isso, sem esquecer de planejar a mesa para a ceia.

Esqueça, no entanto, da figura clássica do Papai Noel com suas pesadas roupas de feltro vermelho e seu trenó voador flutuando em meio a montanhas cobertas de neve. Comemorado no verão, o Natal brasileiro merece um visual mais leve, se possível menos descartável, e mais ao alcance da mão. Ainda mais em tempos como os nossos, de sustentabilidade -- e dólar -- em alta.

No melhor estilo faça você mesmo, os enfeites que ilustram esta edição do Mix, elaborados por profissionais da área especialmente convidadas, comprovam que tudo isso é possível. Basta abrir espaço na agenda, visitar a quitanda ou o supermercado mais próximos e arregaçar as mangas.

O Natal pode ser sustentável

O vermelho de pimentões e tomates são o destaque do conjunto que pode ser usado como arranjo de mesa. Crédito da foto: Pixabay

Com criatividade e instrumentos simples, de uso corriqueiro, é possível transformar frutas, folhas, flores, e até legumes, em enfeites ideais para celebrações de todos os estilos: de um jantar a dois a uma ceia em família.

A inspiração natalina, claro, transparece em todas as propostas. Mas, no lugar de bolas, entram em cena laranjas decoradas com cravos ou ainda pequenos arranjos de canela com pimentões. E, ao invés de decorar a porta de entrada com a clássica guirlanda brilhante, feita de laminado plástico, que tal viajar no tempo e revisitar as origens do adereço, construindo um modelo mais natural e genuíno, com base em flores e galhos?

Até a tradicional árvore no formato de pinheirinho e a montagem de uma mesa para vários convidados ganharam uma linguagem mais viva e orgânica, tendo como ponto de partida o aproveitamento de diversos vegetais. Entre eles, muitas das variedades que figuram nos cardápios da estação, tais como cerejas, tomates, maçãs e galhos de louro.

Assim, pensando em quem gostaria de comemorar o Natal de uma forma original e, sensivelmente, mais sustentável, as próximas páginas estão cheias de boas ideias. Inspire-se!

Aroma no ar

O Natal pode ser sustentável

Enfeitar as laranjas com cravos tem cheiro de infância. Crédito da foto: Pixabay

Enfeitar as laranjas com cravos tem o poder de fazer muitas pessoas voltar à infância. O aroma é inesquecível. Para fazer esse enfeite use uma base de madeira bruta, laranjas, physalis, pimenta, cravos, ramos de louro e de alecrim. Com os cravos, execute desenhos decorativos perfurando a superfície das laranjas. Para enfeitar, empilhe as frutas sobre o centro da peça. Ao redor dela, distribua os demais elementos.

Dupla infalível

O Natal pode ser sustentável

Além de bonito, o aroma do ambiente agrada e tem poder repelente. Crédito da foto: Pixabay

“Quando vi estes mini pimentões pensei na hora que poderiam virar pingentes para a árvore de Natal. De preferência, amarrados em um feixe de alecrim e canela!”, comentou Sabrina Costa. Este enfeite foi feito com pimentões pequenos, canela em pau, fio de sisal, ramos de alecrim. A artista, para fazer a base, amarrou dois ramos de alecrim, com aproximadamente 10 cm cada, e dois paus de canela. Dê um nó firme e preserve as pontas. Para finalizar o enfeite, prenda dois pimentões de tonalidades diferentes. Com o restante do fio, dê um nó e aperte forte. (Ana Lourenço e Marcelo Lima - Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos