Buscar no Cruzeiro

Buscar

Entenda

Morre no Nepal, aos 27 anos, o homem mais baixo do mundo

17 de Janeiro de 2020 às 20:34

Morre no Nepal, aos 27 anos, o homem mais baixo do mundo

Khagendra Thapa Magar media 67,08 centímetros de altura. Crédito da foto: Prakash Mathema / AFP (24/9/2010)

O homem mais baixo do mundo capaz de caminhar, segundo o livro Guinness dos Recordes, morreu nesta sexta-feira (17). Ele faleceu no Nepal.

Khagendra Thapa Magar, que media 67,08 centímetros, morreu devido a uma pneumonia. O falecimento foi registrado em um hospital de Pokhara, a 200 quilômetros de Katmandu, onde morava com os pais. Ele tinha 27 anos. “Entrava e saía do hospital por causa da pneumonia. Mas desta vez, seu coração também estava mal. Morreu hoje”, disse à AFP Mahesh Thapa Magar, seu irmão.

Morre no Nepal, aos 27 anos, o homem mais baixo do mundo

Magar foi fotografado exibindo um certificado do livro Guinness dos Recordes. Crédito da foto: Prakash Mathema / AFP (29/10/2010)

Com a morte de Magar, o colombiano Edward “Niño” Hernández, um DJ de reggaeton com 70,21 centímetros de altura, retomou o título de homem mais baixo do mundo com mobilidade. A indicação foi feita pelo próprio Guinness.

Mais baixo do planeta

Magar foi declarado o homem mais baixo do mundo em 2010, após completar 18 anos. Na ocasião, ele foi fotografado exibindo um certificado não muito menor que ele.

“Era tão pequenino que, quando nasceu, cabia na palma da mão"

Mas em seguida, perdeu o título quando foi descoberto o nepalês Chandra Bahadur Dangi, que tinha 54,6 centímetros, e foi nomeado o homem móvel mais baixo do mundo. Mas quando Dangui morreu, em 2015, Magar recuperou o recorde.

“Era tão pequenino que, quando nasceu, cabia na palma da mão e era difícil dar banho nele por ser tão pequeno”, contou seu pai, Roop Bahadur, segundo o Guiness World Records. Enquanto homem mais baixo do mundo, Magar viajou para mais de uma dezena de países e visitou emissoras de TV da Europa e dos Estados Unidos.

Magar se tornou garoto propaganda de uma campanha de turismo do Nepal. Ele aparecia como o menor homem do mundo promovendo um país conhecido por ter a montanha mais alta, o monte Everest. (AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos