fbpx
Mix

Como melhorar as relações entre corpo e mente

O Sesc Sorocaba promove este mês as Manhãs de Yoga, no dia 7, às 10h15, e nos dias 9 e 23, no mesmo horário
Como melhorar as relações entre corpo e mente
Na meditação, a pessoa é estimulada a desligar-se do mundo externo e se conectar com seu interior. Crédito da foto: Divulgação / Pixabay

Cada pessoa tem uma maneira de extravasar as energias negativas, lidar com os problemas e cuidar da saúde mental. Profissionais da saúde, bem como os da área da educação física e afins recomendam os exercícios físicos para contribuir nesses quesitos. Entre as práticas, estão yoga e meditação.

Uma pessoa que pratica yoga faz meditação em determinado estágio da atividade, porém, isso não ocorre ao contrário. Embora meditar também faça parte, o yoga é mais profundo e trabalha com a estabilidade interna, externa e mental

A busca por alternativas ao ritmo de vida agitado, em que a maioria das pessoas vive hoje, já não é mais uma opção. Quando o indivíduo deseja ter qualidade de vida, exercícios de yoga e meditação são fundamentais. Eles são capazes de propiciar ao menos um instante de desligamento dos problemas e afazeres, de modo a trazer relaxamento para o corpo e para a mente.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil possui a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo. Esse índice é tão alto devido ao estilo de vida, além dos fatores socioeconômicos e ambientais. Para os que já foram diagnosticados com esse problema, a prática de atividades que favoreçam um distanciamento da realidade deve fazer parte do tratamento. Em contrapartida, os que não foram atingidos por ele devem adotar medidas preventivas.

Leia mais  Fim de semana será de quadrinhos no Sesc Sorocaba

Corpo estável

Como melhorar as relações entre corpo e mente
A concentração é fundamental para melhor aproveitamento tanto do yoga como da meditação. Crédito da foto: Divulgação / Pixabay

No yoga, é realizada uma série de exercícios com o objetivo de manter a estabilidade do corpo. Ele também é um meio para que a pessoa consiga alcançar um estado de espírito. Porém, para chegar nesse nível é preciso um grande esforço pessoal de desligamento de qualquer coisa ou pensamento externo. A concentração deve ser exclusivamente na respiração para criar uma conexão pessoal. Essa não é uma prática recente. Realizada há muitos anos, é mais completa e trabalha com questões internas e externas.

Já a meditação, embora muito importante, trabalha apenas o aspecto mental. Esse é o momento em que o praticante é convidado a se conectar com seu interior. A partir da entrega, é possível fazer o controle das emoções e da respiração, ter bons pensamentos, internalização, atenção e foco. A ideia é esvaziar a mente que, consequentemente, influencia no desenvolvimento pessoal

Yoga e meditação têm relação entre si, mas não são essencialmente a mesma coisa. Isso porque a meditação é apenas uma parte do yoga, que tem uma atuação mais profunda.

A meditação é uma peça chave na concentração da realização dos movimentos do yoga. Juntos, eles conseguem melhorar as relações entre corpo e mente. Deixar-se guiar pelo silêncio é importante para aprender a controlar os sentimentos e a relaxar. Além da redução do estresse e da ansiedade, a prática de yoga e meditação também contribui em questões relacionadas ao emagrecimento e ao sistema imunológico, ou seja, uma das melhores maneiras de conquistar uma estabilidade física e emocional.

Em 2017 o Ministério da Saúde aprovou duas portarias, a de nº 145, de 11 de janeiro, e a 849, do mês de março, fortalecendo o marco legal da Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando significativamente a PNPIC incluindo práticas como a arteterapia, meditação, musicoterapia, reiki, yoga e muitas outras.

Leia mais  Febre da internet, 'Caneta azul' vira bolo em doceria de Sorocaba

Conceitos e práticas

Em Sorocaba, a Semana Municipal da Yoga foi instituída em 27 de agosto de 2003, por meio da lei municipal 6.883, estimulando a disseminação dos conceitos e práticas dessa técnica na cidade. Quem quiser conhecer mais sobre os benefícios que a atividade proporciona terá uma chance durante a 3ª Jornada de Yoga e Bem-Estar, que será realizada no dia 15 deste mês, pela Saúde e Vida Espaço Terapêutico, na rua Doraci de Barros, 223, no Jardim Gonçalves.

A programação contempla práticas não só de hatha yoga como também de tai chi chuan, além de palestras sobre temas como Silenciando o Ego e Despertando o Self, Eneagrama e Astrologia, Terapia Floral de Bach e Cristalina e Feng Shui aplicado à vida.

Haverá também oficinas com terapeuta holística (tema: Filtro dos Sonhos), sobre hambúrguer vegano, e, ainda, quick massage e auriculoterapia, reiki solidário e biometafísica facial. Para encerrar o evento, bate papo com dicas práticas para prevenir o envelhecimento.

Leia mais  Prefeitura diz que pagará R$ 1,9 mi para a Santa Casa nesta sexta

Mais informações e inscrições pelo site saudeavida.com.br.

Como melhorar as relações entre corpo e mente
Exercícios de yoga devem ser praticados corretamente e têm o objetivo de manter a estabilidade do corpo. Crédito da foto: Divulgação / Pixabay

Mais benefícios

O Sesc Sorocaba promove este mês duas atividades que trazem benefícios diversos para manter a mente e o corpo em equilíbrio. Na próxima sexta-feira, dia 7, às 10h15, começa a atividade Manhãs de Yoga, que segue nos domingos, dias 9 e 23, no mesmo horário. A atividade é livre e gratuita.

A descontração também será garantida com a vivência Terapia do Riso, que acontece no dia 27 deste mês, às 19h. A atividade tem objetivo de estimular o riso que é, comprovadamente, um grande aliado no tratamento de patologias como depressão e ansiedade. Retirada de ingressos gratuitos com uma hora de antecedência.

O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Mais informações: (15) 3332-9933. (Da Redação, com informações do Estadão Conteúdo)

Comentários

CLASSICRUZEIRO