Buscar no Cruzeiro

Buscar

Se liga!

Aniversariantes de hoje estão felizes por comemorar na data exata

29 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Aniversariantes de hoje estão felizes por comemorar na data exata

Crédito da foto: Acervo Pessoal

Ele tem apenas 15 anos enquanto sua filha mais velha está com 36. Parece absurdo, mas é essa a conta que o supervisor de almoxarifado José Maria Martins teria de fazer, se fosse calcular a idade como todas as outras pessoas, tendo como parâmetro a data de seu nascimento. No entanto, passaram-se 60 anos desde que veio ao mundo, em 29 de fevereiro de 1960. Como se tratava de ano bissexto, o dia exato de seu nascimento é comemorado apenas de quatro em quatro anos.

José Maria conta que antigamente os cartórios orientavam os pais a registrarem os nascidos em 29 de fevereiro um dia antes (28) ou depois (1º de março). Por isso, foi registrado no dia 1º de março. Neste ano, que é bissexto, ele disse que irá comemorar o seu aniversário -- junto com a esposa, as três filhas, os genros e os netos -- entre hoje e amanhã, assim festeja as duas datas, a real e a do cartório.

Aniversariantes de hoje estão felizes por comemorar na data exata

José Maria vai comemorar o aniversário entre hoje e amanhã, com a esposa, as três filhas, os genros e os netos. Crédito da foto: Acervo Pessoal

José Maria considera interessante ter nascido nessa data, por isso costuma comentar com as pessoas sobre o dia em que nasceu, mas gostaria que constasse oficialmente em seu registro.

Agora é lei

Sebastião Santos da Silva, que trabalha há mais de 40 anos como oficial do Cartório de Registro Civil do 1º Subdistrito de Sorocaba, lembra que antigamente era uma orientação dos cartórios registrar as crianças nascidas no dia 29 em uma data anterior ou posterior e, embora não tivesse caráter de lei, essa prática era aceita pela Justiça. “Os pais preferiam assim também”, afirma. “Certamente começaram a fazer questionamentos sobre isso e então veio a lei que torna obrigatório registrar a criança no dia exato do nascimento.”

Uma curiosidade é que perante a lei, quem nasceu no dia 29 de fevereiro e deseja tirar carteira de habilitação em ano que não seja bissexto, só terá os 18 completos na data posterior e não anterior, ou seja, 1º de março.

Em 1990, o Ministério da Saúde criou o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), responsável por implantar a expedição da Declaração de Nascido Vivo (DNV). Obrigatório desde 2009, o registro deve conter diversas informações, como a data e o município de nascimento. Estes dados não podem ser alterados para a certidão de nascimento. “Constitui ilícito a falsidade do registro, consistente em modificar a data exata e real do nascimento”, determina a lei .

O dia certo

O empresário Eduardo Carvalho da Rocha, 44 anos, teria 11 atualmente. Ele também foi registrado no dia 1º de março e lembra que agora a lei permite que os pais registrem na própria data. Conta que comemorava seu aniversário no dia 28 de fevereiro ou 1º de março. “Com o tempo fui me acostumando, mas quando chega 29, eu comemoro exatamente nesse dia, porque afinal é o dia certo.”

Aniversariantes de hoje estão felizes por comemorar na data exata

Eduardo nasceu no dia 29 e foi registrado em 1º de março. Crédito da foto: Acervo Pessoal

Para ele é uma felicidade ter nascido numa data que é rara. “A gente sente que é um dia especial, dizem que tem um ar meio místico, parece que tem mais energia, que carrega um componente de realizações, sinto isso desde pequeno, sobre as coisas que sempre procurei fazer e tive realizações”, afirma, atribuindo essa positividade à data de nascimento.

Algo interessante para quem aniversaria no dia 29 é que registrar no cartório uma outra data, diferente do dia exato do nascimento, pode influenciar análises como mapa astrológico, por exemplo. Por isso é importante a pessoa saber o dia certo do nascimento e o horário. “Já cheguei a fazer, por curiosidade. O correto mesmo é o dia que você nasceu, por causa da posição exata dos astros, mas já fiz das duas datas, 29 e 1º e comparei. Dá diferença, pequena, mas dá.”

Questionado se já teve a vontade de alterar em cartório a sua data de nascimento para a correta, Eduardo afirma que vontade existe, mas o processo burocrático o desanima. “Daria mais dor de cabeça para mudar, teria de alterar também os outros documentos, é complicado”, diz.

Já a psicóloga Elisane Bloise Vieira, 48 anos, estaria completando 12 hoje. “Sou precoce porque sou casada, já tenho uma filha de 18 anos e outro de 10. Sou mais nova do que a minha filha”, brinca. Elisane conta que quando a filha entendeu o que acontece em seu aniversário, ela disse: “mamãe vai chegar uma hora que vou te passar, mas o de 10 anos está tentando entender agora”, comenta.

Aniversariantes de hoje estão felizes por comemorar na data exata

Elisane comemora duas vezes e ganha presentes em dobro. Crédito da foto: Acervo Pessoal

Com ela acontece uma coisa bem legal nos anos bissextos, Elisane comemora duas vezes. “Quando tem o dia 29, eu saio no lucro”, conta, toda feliz. Ah sim, comemora duas vezes e ganha presentes em dobro. “Eu tenho orgulho de ter nascido no dia 29 de fevereiro porque é diferente.”

Data é uma adequação do calendário

O ano bissexto tem 366 dias, já que conta com o dia 29 de fevereiro a mais. Trata-se de um fenômeno que ocorre de quatro em quatro anos e está em sua 504ª vez, mas ainda provoca curiosidade, causa brincadeiras e vira pauta de matéria jornalística.

Essa contagem foi criada pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. A translação (volta ao redor do Sol) não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Essa fração de tempo é arredondada para seis horas e é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia. “Um dia a mais é uma compensação humana para as exigências da natureza, relativa ao movimento de translação da Terra que produz as estações do ano. Convencionou-se o acréscimo de um dia ao mês de fevereiro, sendo o 29º dia, auge do inverno no Hemisfério Norte e do verão no Hemisfério Sul”, explica a jornalista e astróloga Aline Maccari, que mantém site na internet para falar de signos, mitologias e até psicologia junguiana.

Segundo ela, a década que se inicia com a repetição de dois números (2020) num ano bissexto aumenta a mística e torna o ano “ainda mais exótico”, mas não merece predições negativas. “O ano contendo 366 dias pode ser, para alguns, sinal de mau agouro, por terminar em 66, faltando apenas mais um 6 para que se tenha o número da chamada besta: 666. Uma tolice sem tamanho, a não ser que queiramos reviver as nossas mais obscuras e inúteis superstições”, critica. (Daniela Jacinto, com informações da Agência Brasil)


Galeria

Confira a galeria de fotos