Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol

O Bahia de 1959: o primeiro campeão nacional?

Taça Brasil de 1959 foi por muitos anos a primeira competição disputada ao nível nacional, mas com unificação a CBF aceitou título do Atlético Mineiro; confira

29 de Agosto de 2025 às 16:32
Marketing [email protected]
.
. (Crédito: Konstantin Evdokimov/Unsplash)

A Taça Brasil de 1959 foi especial, já que estava em jogo o primeiro título nacional do futebol brasileiro. Quem levou a melhor foi o Bahia, que marcou o seu nome para sempre na história.

A campanha vitoriosa ainda ecoa entre os torcedores mais apaixonados do Tricolor Baiano. Hoje, bets autorizadas acompanham a trajetória do Bahia, ampliando o alcance do clube também no ambiente digital. Aposta é assunto para adultos.

Além do fato de se tornar o primeiro campeão nacional, a competição ainda ficou marcada pelo contexto da final, que foi diante do Santos de Pelé. Vamos relembrar!

A campanha do Bahia

A Taça Brasil de 1959 foi uma competição que contou com 15 campeões estaduais, além do vencedor do Distrito Federal, então localizado no Rio de Janeiro. Porém, como o calendário era apertado, a competição se estendeu até 1960.

Na primeira fase, no Grupo Nordeste, o Bahia venceu o CSA duas vezes, além de passar pelo Ceará com uma vitória e dois empates. Vale destacar que, na época, empates eram decididos com um terceiro jogo.

Na segunda fase, o adversário regional do Tricolor foi o Sport. Após vencer a ida por 3 a 2, os baianos perderam a volta por 6 a 0, mas venceram o jogo de desempate, na Ilha do Retiro, por 2 a 0.

Na semifinal, o adversário foi o Vasco da Gama. Após uma vitória para cada lado, 1 a 0 e 1 a 2, para baianos e cariocas, respectivamente, o jogo de desempate foi disputado na Fonte Nova, com triunfo do Bahia por 1 a 0.

Na decisão, o adversário foi o Santos. Em plena Vila Belmiro, o Bahia venceu de virada por 3 a 2, com dois gols de Alencar e um de Biriba. Pelé e Pepe marcaram para o Peixe.

No jogo seguinte, quem levou a melhor na Fonte Nova foi o Santos. Coutinho e Pelé fizeram os gols da vitória por 2 a 0, ainda no primeiro tempo. Dessa forma, a decisão ficou para o jogo extra, marcado para o Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

O Santos não contou com Pelé, lesionado, mas tinha uma equipe de peso. Coutinho abriu o placar, mas o Bahia não se intimidou e virou para 3 a 1, com gols de Vicente, Léo e Alencar.

Com o resultado, além da conquista do título, o Bahia garantiu o posto de primeiro clube brasileiro a disputar a recém-criada Copa Libertadores da América, competição exclusiva para os campeões nacionais de sete países da América do Sul.

CBF unificou títulos

Por muitos anos, o Bahia ostentou a condição de primeiro campeão nacional. A CBF, ao unificar títulos, havia consagrado o Esquadrão como pioneiro do Brasileirão.

No entanto, em 2023, a entidade máxima do futebol brasileiro reconheceu o Atlético Mineiro como campeão nacional pelo título de 1937. Com essa atualização, o Bahia passou a ser o segundo campeão nacional oficialmente reconhecido no país.

Porém, isso não diminuiu em nada o feito do clube, e os torcedores acompanham lances do Brasileirão no app Bet365 até hoje, sempre com a mesma empolgação. Jogue com responsabilidade.