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Mercado digital

Como abrir um negócio online no Brasil

17 de Dezembro de 2024 às 12:09
Marketing [email protected]
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. (Crédito: Alesia Kazantceva)

Tudo acontece no digital hoje em dia. Quantas pessoas já preferem fazer compras online sem sair de casa? Já irá perceber que são quase 75% das pessoas. Isso acaba por estimular este mercado que ganhou asas e não para de crescer.

Talvez pela sua conveniência porque permite fazer compras no sofá ou pelo avanço tecnológico - porque, quem é que não tem um smartphone hoje em dia?, o e-commerce veio para ficar e está-se a mostrar muito relevante na economia brasileira. Se quer descobrir como abrir um negócio online no Brasil este é o artigo certo. Contudo, se quiser abrir um cassino online, informações muito relevantes podem ser encontradas aqui: https://www.softswiss.com/pt/knowledge-base/start-online-casino-brazil/.

Entendendo o mercado digital no Brasil

Sabia que o Brasil é um dos maiores mercados digitais do mundo? São cerca de 140 milhões de usuários. Fazendo as contas, 75% dos brasileiros já tiveram algum contacto com o e-commerce. Pois é, este mercado cresceu 18% em 2023 com um faturamento de 170 bilhões. Muita grana. Ainda há alguma resistência - não só dos brasileiros - em comprar algumas peças de roupa online por causa do tamanho, mas há mercado que cresceram exponencialmente. Olhando para a alimentação, é notório o aumento. O mesmo aconteceu com os dispositivos eletrônicos e muitos outros.

Como escolher o nicho certo para o seu negócio online

Acima de tudo acreditamos que deve encontrar um nicho de algo que goste. Isso fará com que o sucesso seja potenciado. Por exemplo, se é um amante de fitness esta é uma área em claro crescimento e se aliar isso à sua paixão por esportes, é algo que deve explorar. A ideia principal a reter é que a sua determinação e gosto será mais importante que o nicho que escolher.

Contudo, nichos como fitness, gadgets e utensílios para viagens, moda e gaming acabam por ser nichos (grandes) que têm muitas oportunidades. Quer perceber o que é popular e não é? Há uma ferramenta chamada "Keyword Planner" que o pode ajudar a identificar quantas pesquisas mensais são feitas sobre determinado tema. Se tiver muitas então sabe que, apesar de não ser um nicho, é algo popular.

Requisitos legais para abrir um negócio online no Brasil

Antes de iniciar seu negócio online, é crucial cumprir todas as exigências legais. Veja por exemplo o site da SOFTSWISS, eles podem ajudá-lo com mais detalhe, mas aqui estão os passos principais:

  1. Registro da empresa: Formalize o negócio na Junta Comercial e obtenha o CNPJ.
  2. Escolha do tipo societário: Optar entre MEI, EIRELI ou LTDA, dependendo do tamanho e natureza do negócio.
  3. Inscrição estadual e municipal: Necessária para emissão de notas fiscais.
  4. Obrigações fiscais: O Simples Nacional pode ser uma opção vantajosa para pequenas empresas.
  5. Regulamentações específicas: Para e-commerce, siga o Código de Defesa do Consumidor, oferecendo informações claras e política de devolução.

Como criar um site ou loja virtual?

Longe vão os tempos em que tinha de pagar um valúrdio por um site. Hoje em dia tudo é mais fácil. Tudo é mais rápido. Contudo, requer alguma motivação por aprender. Há ferramentas como o Shopify e WooCommerce que o ajudam a fazer o seu site sem recorrer a um técnico. Porém, para criar algo apelativo (porque só assim conseguirá vender) precisa de perder algum tempo. Perde tempo, mas depois ganha dinheiro.

O design do site é muito importante porque ninguém quer visitar um site chato. Para além disso, assim que tiver nome para o site precisará de o registar. Sites como o Hostinger podem ajudá-lo a perceber se o nome que escolheu já está ocupado. Se não estiver, compre-o. Não espere mais tempo porque o sucesso do online business no Brasil depende disso.

Plataformas e ferramentas essenciais para o sucesso do seu negócio online

Algo muito importante que ouvirá certamente falar são as "métricas". Como saber se está a ter bons resultados se não conhecer os resultados? Uma estratégia muito famosa é o email marketing. Sim, aqueles emails que recebe daquela marca que tanto gosta é uma técnica de marketing. Como é que a marca vai saber se os emails converteram? Vai precisar de fazer uma análise atráves do Google Analytics (por exemplo). Não se preocupe que a ferramenta é gratuita, mas, mais uma vez, requer tempo e vontade para aprender a mexer nela.

Estratégias de marketing digital para seu negócio online

Estratégias há muitas. Mas todas têm algo em comum. As principais acontecem no digital. Quando vai comprar a uma loja física gosta de encontrar uma loja organizada e limpa ne? Então o primeiro passo é ter um site organizado e fácil de mexer. Depois é hora de atrair pessoas para a loja online. Onde ir captar a atenção das pessoas? As pessoas andam muito pelo Google e pelas redes sociais e é então aí que tem de chamar sua atenção, com Ads (anúncios) atrativos e idealmente a oferecer algo (10% de desconto, por exemplo) para cativar as pessoas.

Já sabe. O primeiro passo é perceber as condições legais para abrir seu negócio. A SOFTSWISS pode ser uma ajuda. Depois é começar a montar o site e toda a estratégia de marketing. Claro que isto dito assim parece simples e até pode ser - tudo dependerá do quão empenhado estiver em conseguir.

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