Mercado digital
Como abrir um negócio online no Brasil
Tudo acontece no digital hoje em dia. Quantas pessoas já preferem fazer compras online sem sair de casa? Já irá perceber que são quase 75% das pessoas. Isso acaba por estimular este mercado que ganhou asas e não para de crescer.
Talvez pela sua conveniência porque permite fazer compras no sofá ou pelo avanço tecnológico - porque, quem é que não tem um smartphone hoje em dia?, o e-commerce veio para ficar e está-se a mostrar muito relevante na economia brasileira. Se quer descobrir como abrir um negócio online no Brasil este é o artigo certo. Contudo, se quiser abrir um cassino online, informações muito relevantes podem ser encontradas aqui: https://www.softswiss.com/pt/knowledge-base/start-online-casino-brazil/.
Entendendo o mercado digital no Brasil
Sabia que o Brasil é um dos maiores mercados digitais do mundo? São cerca de 140 milhões de usuários. Fazendo as contas, 75% dos brasileiros já tiveram algum contacto com o e-commerce. Pois é, este mercado cresceu 18% em 2023 com um faturamento de 170 bilhões. Muita grana. Ainda há alguma resistência - não só dos brasileiros - em comprar algumas peças de roupa online por causa do tamanho, mas há mercado que cresceram exponencialmente. Olhando para a alimentação, é notório o aumento. O mesmo aconteceu com os dispositivos eletrônicos e muitos outros.
Como escolher o nicho certo para o seu negócio online
Acima de tudo acreditamos que deve encontrar um nicho de algo que goste. Isso fará com que o sucesso seja potenciado. Por exemplo, se é um amante de fitness esta é uma área em claro crescimento e se aliar isso à sua paixão por esportes, é algo que deve explorar. A ideia principal a reter é que a sua determinação e gosto será mais importante que o nicho que escolher.
Contudo, nichos como fitness, gadgets e utensílios para viagens, moda e gaming acabam por ser nichos (grandes) que têm muitas oportunidades. Quer perceber o que é popular e não é? Há uma ferramenta chamada "Keyword Planner" que o pode ajudar a identificar quantas pesquisas mensais são feitas sobre determinado tema. Se tiver muitas então sabe que, apesar de não ser um nicho, é algo popular.
Requisitos legais para abrir um negócio online no Brasil
Antes de iniciar seu negócio online, é crucial cumprir todas as exigências legais. Veja por exemplo o site da SOFTSWISS, eles podem ajudá-lo com mais detalhe, mas aqui estão os passos principais:
- Registro da empresa: Formalize o negócio na Junta Comercial e obtenha o CNPJ.
- Escolha do tipo societário: Optar entre MEI, EIRELI ou LTDA, dependendo do tamanho e natureza do negócio.
- Inscrição estadual e municipal: Necessária para emissão de notas fiscais.
- Obrigações fiscais: O Simples Nacional pode ser uma opção vantajosa para pequenas empresas.
- Regulamentações específicas: Para e-commerce, siga o Código de Defesa do Consumidor, oferecendo informações claras e política de devolução.
Como criar um site ou loja virtual?
Longe vão os tempos em que tinha de pagar um valúrdio por um site. Hoje em dia tudo é mais fácil. Tudo é mais rápido. Contudo, requer alguma motivação por aprender. Há ferramentas como o Shopify e WooCommerce que o ajudam a fazer o seu site sem recorrer a um técnico. Porém, para criar algo apelativo (porque só assim conseguirá vender) precisa de perder algum tempo. Perde tempo, mas depois ganha dinheiro.
O design do site é muito importante porque ninguém quer visitar um site chato. Para além disso, assim que tiver nome para o site precisará de o registar. Sites como o Hostinger podem ajudá-lo a perceber se o nome que escolheu já está ocupado. Se não estiver, compre-o. Não espere mais tempo porque o sucesso do online business no Brasil depende disso.
Plataformas e ferramentas essenciais para o sucesso do seu negócio online
Algo muito importante que ouvirá certamente falar são as "métricas". Como saber se está a ter bons resultados se não conhecer os resultados? Uma estratégia muito famosa é o email marketing. Sim, aqueles emails que recebe daquela marca que tanto gosta é uma técnica de marketing. Como é que a marca vai saber se os emails converteram? Vai precisar de fazer uma análise atráves do Google Analytics (por exemplo). Não se preocupe que a ferramenta é gratuita, mas, mais uma vez, requer tempo e vontade para aprender a mexer nela.
Estratégias de marketing digital para seu negócio online
Estratégias há muitas. Mas todas têm algo em comum. As principais acontecem no digital. Quando vai comprar a uma loja física gosta de encontrar uma loja organizada e limpa ne? Então o primeiro passo é ter um site organizado e fácil de mexer. Depois é hora de atrair pessoas para a loja online. Onde ir captar a atenção das pessoas? As pessoas andam muito pelo Google e pelas redes sociais e é então aí que tem de chamar sua atenção, com Ads (anúncios) atrativos e idealmente a oferecer algo (10% de desconto, por exemplo) para cativar as pessoas.
Já sabe. O primeiro passo é perceber as condições legais para abrir seu negócio. A SOFTSWISS pode ser uma ajuda. Depois é começar a montar o site e toda a estratégia de marketing. Claro que isto dito assim parece simples e até pode ser - tudo dependerá do quão empenhado estiver em conseguir.
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