Como a moda se junta ao estilo do futebol no Brasil
O futebol faz parte do dia a dia dos brasileiros, portanto, não surpreende que a moda no país seja seriamente influenciada por esse esporte. O estilo brasileiro geralmente inclui elementos dos equipamentos do esporte de seus times favoritos. Quanto mais vitórias o time conquista durante a temporada, mais a moda do futebol é encontrada nas ruas das grandes e pequenas cidades.
Uniformes icônicos da Seleção Brasileira
O formato atual dos uniformes dos atletas surgiu em 1954. Deste ponto em diante, o equipamento dos jogadores muda apenas em pequenos detalhes. As roupas dos jogadores são amarelas e verdes, que correspondem à bandeira nacional. Esta é também uma continuação da tradição histórica.
A cor verde simboliza as florestas e a vida selvagem do país, que é a sua principal riqueza. Também combina com as cores da dinastia Bragança, que governou o Império Brasileiro por várias décadas.
Já a cor amarela, aparece em grandes proporções pois simboliza o ouro, que é rico nas profundezas do país. A mineração começou na época colonial e continua até hoje. Os maiores empreendimentos de mineração de ouro estão localizados no Brasil.
Além disso, o uniforme da Seleção Brasileira é complementado pela cor azul, que simboliza o céu. As estrelas sobre fundo azul representam os estados. Essas cores são usadas com maior frequência por torcedores que desejam apoiar seu próprio time criando looks totalmente exclusivos. O Marjosports entrar permite aos usuários acompanharem o seu clube preferido e conferir informações e detalhes sobre todos os times.
Desenvolvimento de uniformes de futebol no Brasil
O primeiro uniforme de futebol que marcou o início de uma moda específica, surgiu pela seleção nacional em 1914. Foi nesse período que a equipe participou pela primeira vez de um torneio internacional. Curiosamente, o primeiro uniforme foi confeccionado na cor branca e foi complementado apenas por duas inserções azuis, que passaram a ser uma referência à bandeira nacional. O uniforme foi confeccionado de acordo com o estilo da época, e por isso se destacou pela presença de gravatas nas golas.
Sérias mudanças na forma já puderam ser notadas no Campeonato Mundial de 1930. Foi neste torneio que o uniforme foi complementado pela primeira vez com listras, e inserções azuis substituíram seu lugar. Os shorts também eram azuis e seu corte foi alterado para melhorar a ergonomia.
A próxima grande mudança ocorre em 1949. Os estilistas decidiram abandonar as gravatas ultrapassadas, em vez das camisetas adquirirem decote em V. As mangas também ficaram significativamente mais curtas. O brasão mudou de lugar e se tornou menos perceptível. A última vez que a equipe competiu com seu tradicional uniforme branco foi no Campeonato Mundial em 1950. Já no próximo torneio ela recebe um uniforme cujas cores correspondem aos equipamentos modernos.
A influência do futebol na cultura jovem e na moda
É difícil superestimar o grau de influência que o futebol tem na cultura jovem do país. Para a geração mais jovem, as cores da seleção são motivo de orgulho nacional. Ao mesmo tempo, os torcedores têm todas as oportunidades de interpretar de forma independente as cores exibidas no uniforme. Nada impede os fãs de apoiarem os seus jogadores favoritos criando combinações completamente únicas. Por isso, os torcedores da Seleção Brasileira sempre se destacam no próximo campeonato internacional.
Branding também faz parte do jogo
O patrocínio é uma parte invariável da realidade esportiva moderna. Por isso, nos uniformes das seleções brasileiras é comum ver os logotipos de diversas empresas:
• fabricantes de roupas esportivas;
• gigantes das telecomunicações;
• casas de apostas.
Em 2023, foi celebrado o maior contrato de patrocínio entre o famoso clube brasileiro Corinthians e uma casa de apostas local. O valor da transação foi de US$ 75,8 milhões. O novo uniforme ainda não foi apresentado, mas sab-se que o logotipo da empresa aparecerá com destaque nas camisetas dos jogadores.
Curiosamente, a marca nos esportes está em constante evolução. Assim, os patrocinadores muitas vezes não só pagam determinadas quantias para colocar um logótipo nas roupas dos jogadores, mas também estimulam as equipas a jogar de forma mais eficiente. Por exemplo, se uma equipe chega à final de um torneio, o patrocinador paga um valor adicional com base no quão longe ela chega na busca pelo título do campeonato.
A marca permite que as equipes locais tenham um impacto significativo no desenvolvimento do futebol no país. Assim, muitas vezes os patrocinadores se comprometem a apoiar não só a equipe principal, mas também os formandos das academias, que os clubes mais famosos possuem.