Buscar no Cruzeiro

Buscar

Radionovelas

Rádio Nacional retoma ‘A Vidente e o Vigarista"

18 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Registro de
Registro de "Em Busca da Felicidade", primeira radionovela do Brasil. (Crédito: DIVULGAÇÃO AGÊNCIA BRASIL)

Uma boa notícia para os amantes das radionovelas. A Rádio Nacional, que estreou nova programação no último dia 6, também vai disponibilizar para os ouvintes tramas da radiodramaturgia que ficarão disponíveis por meio do aplicativo da emissora pública, que faz parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A partir de material histórico preservado no acervo da EBC, a Rádio Nacional transmite tramas da radiodramaturgia que marcaram época. Entre as produções recuperadas estão “Francisco Alves, o Rei da Voz”, de Nilton Valério, e “A Vidente e o Vigarista” de Amaral Gurgel, radionovela escolhida para a estreia da faixa que vai ao ar de segunda a sexta, às 21h, com cerca de 15 minutos de duração.

De acordo com Luciano Seixas, a iniciativa reconhece a relevância desse patrimônio da empresa. “Às vésperas dos 100 anos da primeira transmissão radiofônica no País, em 2022, a Nacional resgata obras históricas de seu riquíssimo acervo para valorizar ainda mais a programação da emissora”, define o gerente executivo.

Lançada há mais de quatro décadas, em 11 de dezembro de 1980, a radionovela “A Vidente e o Vigarista” reúne os elementos essenciais para uma boa trama. Com 186 capítulos, a história envolve triângulo amoroso e dramas sociais, além de uma pitada de eventos inusitados. O elenco incluí artistas como Domicio Costa, Maralise, Carmem Dolores, Amélia Ferreira e Carlos Leão.

O enredo acompanha a jovem e ingênua Nadir que sai do interior para estudar balé em São Paulo onde se apaixona pelo pianista Ernesto. O mau-caráter desaparece e deixa a moça grávida. Após o parto, ela viaja para a Europa em busca do amado, mas conhece Alex e uma nova paixão se inicia. Nadir se transforma na vidente Nadja e várias intrigas surgem a partir do triângulo amoroso que se forma.

A gerente de Acervo da EBC, Maria Carnevale, assinala a importância da radionovela na nova programação da Nacional. “O resgate de um programa dessa natureza permite que os ouvintes tenham contato, novamente, com um gênero de radiodramaturgia que marcou época e sobreviveu ao advento da televisão no Brasil até meados da década de 1980”, recorda.

Ela destaca aspectos que sobressaem na obra. “Essa radionovela tem 40 anos e vai tocar a memória afetiva de boa parte do público da Rádio Nacional. Além de resgatar uma forma de entretenimento e aguçar o imaginário dos ouvintes com a trama, serve como fonte de pesquisa de um gênero que brilhou no Brasil nas décadas de 1940 a 1970”, completa.

A radionovela “A Vidente e o Vigarista” está na programação com transmissão diária, às 21h. A programação da rádio pode ser conferidas pelo site radios.ebc.com.br/radionacional e pelo App da emissora, que está disponível para Android e iOS. (Da Redação com Agência Brasil)