Buscar no Cruzeiro

Buscar

Previsões para o mercado de casamento em 2022

30 de Julho de 2021 às 10:02
Casamentos em 2022
Casamentos em 2022 (Crédito: Divulgação)

Especialistas fazem previsões otimistas para o mercado de casamentos em 2022, isso por causa dos adiamentos provocados pela covid-19 nos anos de 2020 e 2021.

Muitos fornecedores de casamento já perceberam essa demanda reprimida e estão aumentando os seus preços, coisa que não conseguiam fazer há anos devido a alta concorrência no mercado.

Daniel Santos, celebrante de casamento, afirma: "Aumentei o meu preço por cerimônia em 2022 em 30% e estou fechando novos casamentos consistentemente.”

O que os especialistas estão dizendo é que os bons profissionais não terão mais agenda para 2022 ainda antes do ano de 2021 acabar.

Casais que tiveram que adiar ou cancelar planos de casamento devido à pandemia de COVID-19 estão agora começando a fazer planos para celebrações em 2022, criando um grande aumento nos negócios para a indústria do casamento.

Recentemente o governo do estado de São Paulo anunciou mais flexibilizações no plano São, o que passa a ser repetido em todo o território nacional. Isso se dá por conta do rápido avanço da vacinação.

Presume-se que no próximo ano haverá uma explosão de casamentos e outros eventos sociais.

As assessoras de casamento estão avisando suas noivas que as quebras serão menores em 2022. Quebra é o termo usado no mundo dos eventos para as pessoas convidadas que não comparecem no evento.

Em 2022 a quebra será de praticamente zero porque as pessoas estão sedentas por eventos e confraternizações.

Contratação de mais pessoas nos fornecedores de casamento

Os vendedores confirmam que a demanda tem aumentado rapidamente, à medida que os casais correm para refazer a reserva de datas.

Doceiras, fotógrafos, costureiras, assessoras de casamento - a lista continua para todos os tipos de negócios que se beneficiarão com um aumento nos casamentos em 2022.

Esse fluxo de negócios é uma boa notícia para os fornecedores de casamentos, que têm lutado para sobreviver nos últimos 15 meses.

Durante a pandemia do coronavírus o mercado de eventos foi o primeiro a parar e é o último a retomar, um mercado que não tinha visto uma crise há décadas.

Como resultado, os sites especializados, esperam um aumento de 20% a 25% nos casamentos este ano e em 2022 em comparação com os níveis pré-pandêmicos.

A indústria do casamento viu uma queda de mais de 30% na receita no ano passado, já que a crise da Covid fez com que muitos casamentos fossem adiados ou pelo menos reduzidos.

Os noivos estão dizendo que querem investir um pouco mais para tornar o dia um pouco mais especial. Isso inclui flores exóticas na decoração, bons fotógrafos auxiliares para capturar momentos que o fotógrafo principal não conseguiria.

Fornecedores de casamento investem mais no pós pandemia

Depois de terem sobrevivido à pior crise da história dos casamentos, os fornecedores de casamento estão dispostos a investir mais e mais no marketing e nos processos internos, contratando pessoas inclusive.

Com o aumento da procura por casamentos eles procuram otimizar processos, ganhar velocidade no atendimento ao cliente e estar mais presente na internet.

Empresas de consultoria para Instagram e outras que vendem modelos de sites para empresas tiveram uma procura crescente por fornecedores do mundo dos eventos.

O Instagram é a maior vitrine para noivas e noivos online, muitos dizem que essa rede social é o shopping dos casamentos.

O Pinterest serve como referência para fotos, imagens de inspiração, e podem acabar gerando algum tráfego para o seu site, na procura do seu serviço, sobretudo para decoradores.

Mas a estratégia alinhada entre perfil forte e ativo no Instagram com um bom site, otimizado para SEO e que seja rápido para uma boa experiência do usuário, ainda é imbatível esse ano, dizem os marqueteiros desse nicho depois de criar link whatsapp 2021.

A demanda por cursos aumentou muito, os fornecedores buscam formações oferecidas por colegas do mesmo ramo.

Alguns compartilham seus conhecimentos para lucrar com a venda de cursos online, os infoprodutos, o que acabou se tornando uma medida emergencial durante a pandemia, agora se tornou mais uma fonte de renda permanente.

Fortalecimento da economia de eventos em 2022

O tombo foi feio e inesperado, mas agora fica o aprendizado, a experiência.

Muitos fornecedores não sabiam o que era fluxo de caixa, outros não usavam as regras básicas da administração tais como:

provisionar todos os meses os valores necessários para demitir todos os funcionários, caso seja necessário
manter em caixa um valor em dinheiro referente a 6 meses de todo o custo da operação, com faturamento zero

E hoje a recomendação dos manuais de administração podem até mudar, de repente o mais seguro seja ter 1 ano e meio de todos os custos da operação em caixa, líquido, em aplicações de rápida movimentação, para garantir a perpetuidade do negócio.

Sem dúvidas todo o setor de eventos sai dessa crise com o caixa fragilizado, mas com empresários mais experientes e sedentos por modernização e automação no atendimento ao cliente.

O resultado no cômputo geral será positivo, porque no médio prazo veremos empresas mais sólidas, com contratos mais parrudos e melhor gestão operacional e financeira.