Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como se manter quentinho depois do banho durante o inverno

Na estação mais fria do ano, cresce a necessidade de conforto térmico para enfrentar as baixas temperaturas. Confira algumas dicas do que fazer para não sair do banho passando frio!

16 de Julho de 2021 às 14:18
Confira como se manter quentinho depois do banho durante a estação mais fria do ano!
Confira como se manter quentinho depois do banho durante a estação mais fria do ano! (Crédito: Divulgação)

O inverno chegou e, com ele, a necessidade de ter roupas reforçadas para garantir um aquecimento adequado para o corpo — especialmente durante a madrugada, quando as temperaturas caem ainda mais.

Um momento em que sentimos bastante frio é quando saímos do chuveiro. Mesmo com a porta e alguma janela do banheiro fechadas, é difícil não sentir a mudança brusca de temperatura ao sair de um delicioso banho quente.

Além de uma toalha macia, é preciso ter rapidamente em mãos roupas reforçadas (calças, blusas, meias e até toucas) para não sentir frio nem correr o risco de ficar resfriado. Confira como se manter quentinho depois do banho durante a estação mais fria do ano!

Manter a porta entreaberta

Pode parecer loucura, mas acredite: para não passar muito frio logo após desligar o chuveiro é deixar a porta entreaberta durante todo o banho. Basta deixar a porta bem pouco aberta: isso já será suficiente para igualar a temperatura entre o interior e o exterior do banheiro.

Isso evita não só desconforto térmico, mas também choques térmicos que surgem quando o ambiente em que estamos passa por uma mudança radical em sua temperatura. Além da porta entreaberta, é recomendado não tomar banho com a água tão quente, para não provocar essa mudança brusca.

Essa diferença na temperatura também pode provocar paralisia do rosto — a chamada nevralgia. Normalmente, esse problema é simples de ser solucionado desde que a pessoa afetada recebe cuidados médicos adequados. Por isso, se você saiu do banho quente e sentiu um rosto mais endurecido, busque ajuda rapidamente.

Boa toalha

Esse é um item básico para garantir conforto em qualquer época do ano, mas merecem especial atenção durante o inverno. É importante ter toalhas macias e reforçadas durante as épocas mais frias, pois só assim é possível garantir proteção térmica ao corpo.

O algodão tradicional é um dos tecidos mais usados, já que possui maciez, qualidade e secagem rápida. O modal também é um tecido ótimo, já que possui uma fibra com alto poder de absorção e uma textura mais suave. Logo após tomar o banho, pode ser bom aplicar um óleo corporal ou hidratante sobre o corpo para ajudar a evitar a perda de calor pelo corpo.

Tapete e roupas

Pode parecer um detalhe bobo, mas é muito importante deixar um tapete na entrada do box onde fica o chuveiro. Além de evitar que o chão do banheiro fique todo molhado, isso te ajuda a evitar colocar o pé quente no chão frio, o que causa bastante desconforto e facilita a ocorrência de resfriados posteriormente.

Outra tática simples e bastante eficaz é deixar as roupas dispostas bem próximas à saída do box (ou até penduradas sobre ele). Se você quiser, vale esquentá-las com um secador de cabelo ou com um ferro de passar logo antes de tomar banho, o que ajuda a dar a sensação de aquecimento

Mudança de temperatura

É importante mencionar que o choque térmico é mais prejudicial quando passamos de um ambiente mais quente para um mais frio. A razão para isso é que, ao entrar em contato com uma temperatura mais fria, o muco que protege as nossas vias aéreas fica mais grosso, o que o torna mais difícil de ser eliminado.

Ao ficar mais espesso, esse muco se torna mais difícil de ser eliminado. Na prática, isso faz com que não consigamos eliminar os microorganismos que podem prejudicar o nosso organismo, como bactérias e vírus presentes no ar, que ficam presos nesse muco.

Quando o ambiente em que estamos sofre uma mudança térmica brusca, o nosso coração bate mais devagar, pois passa a privilegiar a circulação entre os órgãos vitais.

Por outro lado, a respiração fica mais acelerada, pois o corpo precisa aumentar os níveis de oxigênio no sangue e, com ele, a produção de energia que será transformada em calor. Assim, é fundamental tomar cuidado na saída do banho quente, especialmente no inverno.