Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conheça a viscolycra, tecido leve e confortável

Entenda como surgiu e porque o tecido é o preferido para pijamas e roupas esportivas.

16 de Julho de 2021 às 14:12
Uma malha mais leve que proporciona uma sensação térmica agradável
Uma malha mais leve que proporciona uma sensação térmica agradável (Crédito: Divulgação)

Para a confecção de roupas fitness é necessário apostar em tecidos mais leves e confortáveis. Não importa qual seja a atividade física escolhida, você não deve se sentir apertado ou ter dificuldade em se movimentar com as peças. Sem contar a importância de se proteger do sol ou do vento enquanto se exercita.

Além das roupas esportivas, pijamas confortáveis também devem ser confeccionados em tecidos gostosos e leves, que possam ser usados em qualquer época do ano e entreguem uma sensação térmica agradável. Assim, em ambas as opções é possível usar a viscolycra, um tecido comum nas roupas de praia, mas que pode aparecer em outras peças. Conheça mais sobre ela:

O que é a viscolycra

Um tecido feito a partir da mistura do fio de viscose com a lycra, sendo leve mais bastante elástico. É bastante resistente e recomendado para países de clima tropical, por ser uma malha mais leve que proporciona uma sensação térmica agradável.

A viscose é uma fibra artificial, obtida a partir da celulose de árvores com pouca resina ou da semente de algodão. Começou a ser usada nos tecidos a partir de 1905, ao aparecer em malhas, casacos e até em vestidos.

Já o elastano é uma fibra sintética com boa capacidade elástica criada em 1959, sendo chamada de lycra quando não possui poliamida em sua composição. É bastante usada na confecção de roupas de praia, meia-calças e luvas para manuseio de componentes eletrônicos.

A combinação do elastano com a viscose só apareceu na década de 80, quando foi descoberto que a junção das duas fibras cria um tecido resistente, leve e confortável.

Porque é ideal para roupas fitness

Além do conforto e leveza, o tecido pode ser esticado em até sete vezes o seu tamanho natural e retorna ao normal. Também é resistente à água e ao sol, por isso combina com a prática de esportes ao ar livre. No entanto, dois dos grandes motivos de ser escolhida para confeccionar roupas esportivas são o seu corte e caimento.

Treinos de luta, dança e corrida são atividades nas quais a viscolycra é perfeita e vai se ajustar bem ao corpo. Blusas, calças, shorts e até regatas podem ser encontradas com este material.

Viscolycra nos pijamas

Nos pijamas, o foco da viscolycra é oferecer conforto e sensação térmica agradável. No verão o pijama não fica muito quente, enquanto no inverno consegue proteger do frio e manter o corpo aquecido.

Pode ser mais larguinho ou justo ao corpo, tudo depende do caimento desejado e ambos deixam a roupa de dormir muito confortável.

Moda praia e a viscolycra

As roupas fitness e os pijamas não são os únicos que contam com a viscolycra. Ela também aparece na moda praia. A escolha pelo tecido não se deve apenas a versatilidade e elasticidade, mas sua qualidade e duração.

Como é resistente ao sol e à água salgada, sua durabilidade aumenta e acaba compensando ter biquínis, maiôs e outras roupas de praias feitas com este material.

Porque tem tanta elasticidade

Ao observar a composição de uma peça de viscolycra, você vai notar que, em média, 7% do tecido é elastano/lycra contra 93% de viscose. Assim, não podemos dizer que a elasticidade é resultado exclusivo da presença da fibra de elastano.

Na verdade, a explicação está na forma com que o tecido é feito. Sua construção acontece de forma semelhante ao tricô, por isso fica mais elástica e retorna a forma original, mesmo após ser esticada.

Vantagens da viscolycra

As vantagens de aposta neste tecido incluem caimento ideal, cores mais intensas, suavidade e leveza. Além disso, também é confortável, permite que a pele respire, é resistente e tem maior durabilidade.