Buscar no Cruzeiro

Buscar

Se liga!

Aparecida ganha trem e estação de pedalinho

06 de Julho de 2019 às 06:30

Aparecida ganha trem e estação de pedalinho

Trem do Devoto percorre Caminho do Rosário em 10 minutos. Crédito da foto: Divulgação / Santuário / Divulgação

O Trem do Devoto e uma estação de pedalinhos são as novas atrações da Cidade do Romeiro, em Aparecida (SP). Localizado no Vale do Paraíba (a 260 quilômetros de Sorocaba), o município é um dos destinos mais procurados do roteiro religioso no País. É conhecido nacionalmente por sediar o segundo maior templo católico do mundo, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano, a igreja recebe milhões de fieis anualmente para prestar homenagens à padroeira do Brasil, pedir bênçãos e agradecer por graças alcançadas.

De acordo com os responsáveis pelos novos equipamentos, os investimentos foram planejados com a intenção de facilitar o acesso de idosos e pessoas com dificuldades de locomoção -- no caso do trem -- e oferecer um espaço de lazer para os visitantes, especialmente as crianças, no lago da Cidade do Romeiro.

Trem do Devoto

A mini ferrovia, com 1,4 quilômetro, foi inaugurada nesta sexta-feira (5). O trem movido a eletricidade percorre o trajeto em cerca de dez minutos. Durante o percurso, os passageiros passam por 20 cenários que retratam o mistério do Rosário por meio de 128 esculturas. O embarque e desembarque pode ser feito na Cidade do Romeiro ou no Porto Itaguaçú.

Inspirado em um modelo retrô, retratando uma locomotiva típica do início do transporte ferroviário, o trenzinho leva os peregrinos ao Porto Itaguaçú, onde teve início toda a história da devoção a Nossa Senhora Aparecida. Foi neste local que, em 1707, três pescadores encontraram a imagem hoje venerada no Brasil inteiro.

Inicialmente imaginado como uma opção de retorno para todos os que percorrem a pé o Caminho do Rosário, a ferrovia também ameniza as dificuldades enfrentadas pelos peregrinos deficientes ou com idade avançada, já que opera nos dois sentidos do trajeto.

“O intuito do Caminho do Rosário é que a pessoa o percorra a pé, meditando sobre os mistérios do terço, e depois retorne no trenzinho. Entretanto, ele também pode ser utilizado em um percurso de ida e volta”, destaca o gerente de Operações, Fábio Cardoso.

Pedalinhos

No lago da Cidade do Romeiro, a novidade é a Turma dos Devotos Mirins. Localizado em um espaço temático, com 12 pedalinhos e outros equipamentos, ele faz parte do projeto de evangelização infantil do Santuário Nacional.

“Queremos, de forma lúdica, aproximar as crianças e seus familiares deste projeto. Assim, mais do que uma área de diversão, queremos fazer daquele espaço um local de fortalecimento dos valores cristãos por meio dos personagens da Turma dos Devotos Mirins”, afirma o administrador do Santuário Nacional, padre Luiz Claudio Alves de Macedo.

Atrativos

A Festa de Nossa Senhora Aparecida, de 3 a 12 de outubro, é o período em que Aparecida recebe mais visitantes. No entanto, a cidade é muito movimentada durante todo o ano. As pessoas que a visitam, além de rezar, pedir graças e pagar promessas também aproveitam a visita para conhecer os pontos turísticos locais. O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, inaugurado na segunda metade do século passado, com seus 18 mil metros quadrados, é uma construção sui generis que merece ser conhecida em detalhes. A Basílica Velha, concluída em 1888, também vale a pena uma visita, por conta de seu estilo e relíquias que guarda.

O complexo turístico aparecidense abrange ainda marcos como o Porto Itaguaçu, que marca o local onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada; o Seminário Missionário Bom Jesus; o Morro do Cruzeiro, com suas esculturas que representam a Via Sacra; a Igreja São Benedito -- inaugurada em 1918 -- e um parque temático.

Aparecida possui uma boa rede hoteleira, pousadas, restaurantes e uma grande variedade de lojas com todo tipo de lembrancinhas, especialmente de cunho religioso. (Da Redação)