Buscar no Cruzeiro

Buscar

Passeio

Um passeio diferente (e doce) para toda a família em Tatuí

28 de Junho de 2019 às 23:57

Um passeio diferente (e doce) para toda a família em Tatuí

Feira do Doce reúne, de 6 a 9 de julho, 50 doceiros artesanais e industriais, além de espetáculos musicais gratuitos. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Tatuí

Que tal levar a família inteira para um passeio diferente em Tatuí, a apenas 60 quilômetros de Sorocaba? De 6 a 9 de julho, a 7ª Feira do Doce transforma a Capital Nacional da Música na Terra dos Doces Caseiros, promovendo a perfeita combinação de lazer e espetáculos musicais gratuitos com a degustação de 250 tipos diferentes de guloseimas. Entre as estrelas da festa figuram desde receitas tradicionais, como o famoso doce ABC (abóbora, batata e cidra), guloseimas exclusivas de Tatuí e outras inéditas. Tudo isso acontece na Praça da Matriz, das 10h às 22h.

A edição da Feira de 2019, de acordo com a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, bate o recorde de doceiros participantes. Ao todo, serão 50 produtores artesanais e indústrias tatuienses expondo e comercializando centenas de produtos em estandes decorados espalhados pela praça arborizada. A seleção dos doces foi feita por uma comissão julgadora especializada, com base em critérios técnicos.

Considerado o maior evento do segmento gastronômico doceiro do interior paulista, a Feira do Doce de Tatuí atrai cada vez mais turistas das cidades próximas e de outras regiões do Estado. Desde 2015, o evento faz parte do Calendário Turístico de São Paulo e é reconhecido nacionalmente como patrimônio cultural pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No ano passado, a 6ª edição da Festa recebeu aproximadamente 90 mil visitantes. Segundo pesquisa realizada pela Prefeitura, os expositores comercializaram mais de 190 mil doces nos quatro dias do evento, movimentando cerca de R$ 600 mil.

Música de graça

A programação musical da 7ª Festa do Doce terá a participação de vários grupos do Conservatório de Tatuí. A abertura, no sábado (6), às 11h, terá um concerto especial que vai unir a Big Band e a Banda Sinfônica. No repertório, uma seleção de canções da Música Popular Brasileira. No mesmo dia, às 17h, a Cia. de Teatro apresenta “Viagem ao céu”, musical infantil baseado na obra de Monteiro Lobato.

No domingo (6), às 16h, o som fica por conta do Grupo de Choro, que vai apresentar músicas de compositores brasileiros consagrados. O espetáculo de segunda-feira (7), às 17h, será com o Jazz Combo, grupo consagrado por criar arranjos inéditos e trabalhar o improviso em músicas conhecidas do repertório popular. Nesta apresentação, o programa homenageia o samba e os compositores mineiros. A última atração musical da Feira, na terça-feira (9), às 20h, tem o Conjunto de Metais.

City tour e trenzinho

Um passeio diferente (e doce) para toda a família em Tatuí

Visitante pode saborear 250 tipos de doces e visitar pontos turísticos do município. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Tatuí

Quem vai à Feira de Doces pode aproveitar para fazer um city tour no município recentemente declarado de Interesse Turístico pelo governo estadual. As opções incluem o rico acervo arquitetônico da cidade, como a Capela de São João do Bemfica, marco inicial da cidade; a Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que preserva detalhes do século 19; o Santuário Nossa Senhora de Fátima, com a Sala dos Milagres. Um ícone da Capital da Música é o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, considerado um dos maiores da América Latina.

Os visitantes ainda podem conhecer o Aeroclube de Tatuí, fundado em 1934; a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Tatuí (Estação Experimental), onde está a maior coleção de bambus da América Latina; o Museu Histórico Paulo Setúbal, cujo acervo inclui objetos que pertenceram ao seu patrono, além peças do cotidiano dos tropeiros e arte sacra; o Parque Ecológico Municipal Maria Tuca; a Represa Hidrelétrica de Americana; a Fábrica São Martinho, inaugurada fundada em 1881; e o Mercado Municipal Nilzo Vanni, construído em 1914.

Para deixar a exploração dos pontos turísticos de Tatuí mais interessante, o visitante pode optar por fazer o passeio no trenzinho que percorre a cidade durante os quatro dias da festa. Para descansar e curtir a tranquilidade tatuiense, o turista pode escolher entre várias praças arborizadas e bem cuidadas, como a Antonio Prado, com sua famosa concha acústica; a centenária Praça da Matriz; e a Praça da Santa, inaugurada em 1910; além da avenida das Mangueiras, com árvores centenárias e pista de caminhada. (Da Redação, com Secretaria de Turismo de Tatuí)

Galeria

Confira a galeria de fotos