Buscar no Cruzeiro

Buscar

Matemática além dos números

17 de Janeiro de 2021 às 00:01

Imagine um garoto de 12 anos que viveu sempre numa cidade grande mudando-se para um pequeno vilarejo do interior. Deixar tudo para trás -- escola, amigos e lugares -- por si só já seria uma situação desafiadora, mas José, o personagem dessa história, não imaginava quantos outros desafios ele superaria na sua nova vida no vilarejo.

A começar pela primeira pessoa que José conhece: um menino de oito anos que à primeira vista parece muito curioso e bem resolvido. Esse é Tikk, seu vizinho. Tikk na verdade não é nome, é apelido. E vejam só que legal: Tikk, na verdade, vem de matematikk, que em norueguês quer dizer matemática.

Nem preciso dizer que Tikk é louco por matemática, né? Adora fazer contas e solucionar charadas. E o amigo novo de José vai fazê-lo ver o quanto o mundo dos números pode ser interessantíssimo, cheio de descobertas e super divertido.

Ah, como eu queria ter tido um amigo desses na minha infância! Alguém que me mostrasse que a matemática não é um monstro indecifrável.

A autora Evelise Pimenta cumpre muito bem a tarefa de promover a matemática a algo leve e divertido, aproximando a aprendizagem das situações do cotidiano. Já na dedicatória percebemos seu olhar amoroso: “Dedico este livro para todas as crianças que sabem contar balas, atravessar a rua olhando ambos os lados, que argumentam com seus pais sobre o presente que querem... e que insistem em dizer que não sabem nada de matemática.”

“Tikk -- Meu amigo além da conta” é escrito por Evelise Pimenta, ilustrado por Augusto Figliaggi e publicado pela Editora Lura.