Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conforto

Mais espaço e integração: varanda gourmet valoriza imóveis e conquista moradores

Infraestrutura permite tornar atividades cotidianas em momentos especiais e confortáveis

04 de Junho de 2025 às 14:17
Marketing [email protected]
Varanda gourmet do Reserva Carvalho, empreendimento da Comatt Construtora & Incorporadora
Varanda gourmet com mais de 6m² do Reserva Carvalho, empreendimento da Comatt Construtora & Incorporadora (Crédito: Divulgação)

As varandas gourmet estão se tornando, cada vez mais, um espaço valorizado pelas famílias na hora de comprar um imóvel. Seja para apreciar a vista ou até mesmo compartilhar momentos de lazer com amigos e familiares, o cômodo vem ganhando destaque no ramo imobiliário. Integrada com as áreas internas do empreendimento, a proposta do ambiente é proporcionar mais conforto e funcionalidade para os seus moradores.

Mas afinal, o que caracteriza uma varanda gourmet? O sócio e diretor da Comatt Construtora e Incorporadora, William Romano, explica que para ser considerado gourmet, o recinto precisa atender alguns requisitos, entre eles, ter um espaço superior a seis metros quadrados. Com essa proporção, é possível colocar mesa, cadeira, televisão e churrasqueira.

“Eu gosto de definir que, assim como o quintal está para casa, a varanda está para o apartamento. Portanto, é um lugar para realizar atividades diferentes daquelas do dia a dia, como tomar café da manhã na bancada da cozinha ou almoçar na mesa da sala de jantar”, explica o diretor comercial da Comatt. “É uma forma de aumentar a liberdade e conforto para os moradores, além de oferecer a oportunidade de fazer algo diferente”.

Outro requisito importante para a varanda ser considerada gourmet é a possibilidade de manusear alimentos. Segundo Romano, o gourmet se refere à alimentação. Neste sentido, é muito comum que os apartamentos com esse cômodo tenham uma área para colocar grill a gás elétrico, uma vez que faz menos fumaça do que uma churrasqueira tradicional, a carvão.

As possibilidades para aproveitar o recinto são infinitas. Um jantar especial, churrasco com amigos enquanto assistem uma partida de futebol, e até mesmo um simples café da manhã para começar o dia bem, apreciando a vista.

“O apartamento também serve como um lar, não é somente um lugar que as pessoas usam para dormir. Portanto, a varanda auxilia nessa sensação de acolhimento para as famílias”, aponta Romano. “O espaço permite essa integração maior entre as pessoas que ali moram e também com os convidados para o apartamento”.

Outros Benefícios

Além do conforto, uma varanda gourmet pode ser estratégica e funcional, integrada com os demais cômodos. Um exemplo é a planta do Residencial Carvalho, localizado na região central de Sorocaba, em que o recinto pode ser acessado pela porta de correr da sala ou pela porta comum da cozinha.

“Portanto, se eu estou fazendo um churrasco na varanda gourmet e preciso pegar algo na geladeira da cozinha, eu não preciso passar pela sala com as mãos sujas, correndo o risco de sujar um móvel ou tapete”, exemplifica o sócio da Comatt. “Ou, em alguns casos, a varanda pode ser uma expansão da lavanderia, um espaço para estender a roupa. Assim, quando for cozinhar, as peças não ficam com o cheiro do alimento”.

Outro aspecto a ser considerado na hora de escolher uma varanda é a valorização do imóvel. Segundo William Romano, o cômodo está sendo cada vez mais solicitado na hora de adquirir um apartamento. Neste sentido, o recinto se torna um diferencial para os futuros compradores.

“Além de juntar a estética com a funcionalidade, é um diferencial a mais para se colocar no imóvel. Amanhã ou depois, o estilo de vida das pessoas muda e elas sempre procuram progredir na vida. Portanto, ir para um apartamento com varanda gourmet é um objetivo entre as famílias”, conclui o diretor comercial.

Galeria

Confira a galeria de fotos