Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quatro doenças que dificultam falar em público e como tratá-las

18 de Fevereiro de 2020 às 13:11

O sonho de muitas pessoas é fazer discursos em público. Mas para muitas outras, esse é o maior pesadelo. A tarefa pode até parecer simples, mas para essas pessoas se expressar, sobretudo diante de uma plateia, é um penoso desafio.

Muitos casos não envolvem apenas a timidez e a insegurança, sentimentos comuns em todos os seres sociais, mas sim condições mais sérias, inclusive, patológicas. Por conta de diferentes transtornos e distúrbios, as pessoas acabam perdendo a capacidade de se colocar e sucumbindo ao medo de falar em público. Neste artigo, vamos listar quatro doenças que dificultam a fala em público.

Glossofobia

A glossofobia é uma espécie de fobia social que causa um medo exagerado de cometer erros em público. As causas mais populares da glossofobia são erros que cometemos durante a nossa infância ou adolescência.

Quando estamos no processo de alfabetização ou mesmo em fases mais tardias, quando aprendemos lições mais complexas, é comum que cometamos erros. O problema é que, muitas vezes, esses erros geram uma repercussão.

Assim, a glossofobia surge por conta do bullying ou da repreensão, por exemplo, quando praticado por mães e professores, pelo erro de português que cometemos. Dessa forma, sempre que é preciso falar em público, a pessoa tem medo de errar uma palavra, o que impede que ela consiga se expressar.

Ansiedade social generalizada

Esse tipo de ansiedade faz com que pessoas tenham medo de qualquer relação social, seja ela com amigos ou familiares. Isso geralmente é causado por atos de bullying ou por conta de pensamentos negativos.

As pessoas com esse transtorno costumam ser extremamente tímidas, têm uma autoestima muito baixa e não possuem confiança em suas próprias capacidades. Assim, elas não conseguem se relacionar com outras pessoas e, muito menos, falar em público.

Ansiedade social específica

A ansiedade social específica é parecida com a generalizada, a diferença é que as pessoas com esse transtorno conseguem ser sociáveis, mas têm medo de situações específicas, como falar em público.

Isso pode acontecer por conta de bullying, por erros cometidos durante a infância e a adolescência, por um alto grau de timidez, entre outros motivos. Pessoas com esse tipo de ansiedade não conseguem falar em público em decorrência de algum motivo específico. Para reverter essa situação é preciso achar a causa.

Depressão

A depressão também é uma doença que afeta a nossa capacidade de falar em público. Caracterizada por pensamentos negativos e baixa autoestima, esse transtorno é vital para destruir a nossa confiança e a nossa motivação.

Assim, além de perder a capacidade de falar em público, perdemos também a alegria e a coragem de estabelecer relação com outras pessoas. As causas podem estar relacionadas ao bullying e a outros transtornos.

Como superar a dificuldade de falar em público?

Existem algumas técnicas e dicas que podem ajudar você a perder o medo de falar em público. Esse é um trabalho que deve ser constante e se baseia, sobretudo, em uma mudança de hábitos. Confira as nossas dicas para superar essa dificuldade:

  • Identifique a causa do seu medo: o primeiro passo é encontrar a causa. Você pode contar com a ajuda de um psicólogo para conseguir entender de onde vem o medo de falar em público;
  • Faça uma preparação: uma boa maneira de acalmar os ânimos e abaixar a pressão é se preparar para a tarefa. Por isso, estude bastante e, se possível, faça a sua apresentação ou discurso para um amigo, assim, você fica mais tranquilo e revê alguns pontos necessários,
  • Treine bastante para que vire um hábito comum: para ser um bom orador é preciso prática! Por isso, treine bastante até que falar em público vire um hábito. Aproveite qualquer situação para se expressar, assim, você pode melhorar a sua capacidade de comunicação e perder o medo.