Buscar no Cruzeiro

Buscar

Movimento é o segredo da vida saudável

07 de Abril de 2019 às 06:31
Ana Claudia Martins [email protected]

Movimento é o segredo da vida saudável O Tai Chi Chuan é uma arte marcial milenar de origem oriental, com um sistema de práticas que beneficiam as pessoas num todo, equilibrando tanto a mente quanto o corpo. Ela fortalece o sistema esquelético, o muscular, ativa o sistema circulatório e o endócrino, além de colaborar na produção de endorfinas. Crédito da foto: Reprodução da Internet

Praticamente todas as pesquisas confirmam, e os especialistas garantem: praticar atividades físicas regularmente só traz benefícios para a saúde e melhora a qualidade de vida. E o contrário todo mundo também sabe: “o sedentarismo mata”, como afirma o profissional de Educação Física, professor aposentado pela Universidade de Campinas (Unicamp) e pesquisador convidado da Universidade de Brasília (UNB), Antonio Carlos Bramante. Praticante de exercícios físicos quase que diariamente, Bramante alerta que “nunca se viu tantas pessoas praticando atividades físicas - mas com excessos - e tanta gente sedentária”. “Vivemos um paradoxo, enquanto muitos exageram na intensidade dos exercícios, há outros que simplesmente são inativos”, aponta.

Hoje, com o tema “Saúde Universal: para todas e todos, em todos os lugares”, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Para lembrar a data, o pesquisador destaca os cinco melhores exercícios para um corpo saudável, segundo estudo publicado no ano passado pelo departamento da Harvard Medical School.

Movimento é o segredo da vida saudável Antonio Carlos Bramante é enfático em relação à prática de exercícios físicos: a hora de começar é já. Crédito da foto: Emidio Marques

A pesquisa listou as atividades físicas que todas as pessoas podem e devem fazer para melhorar a saúde e, consequentemente, diminuir os riscos de doenças: natação, Tai Chi Chuan, musculação, caminhada e exercícios Kegel (que fortalecem a musculatura da pelve). “A prática da atividade física protege de praticamente todas as enfermidades. Agora, não posso ser inconsequente e sair correndo. E é o que a gente tem visto por aí nos parques da cidade. Por outro lado, a gente tem uma parcela da população totalmente sedentária, o que favorece o sobrepeso e a obesidade, que são prejudiciais para a saúde”, afirma Bramante.

Seja ativo o máximo possível

O pesquisador também destaca que não existe um horário correto para a prática de atividades físicas, e que o ideal é que a pessoa seja o mais ativa possível durante as 24 horas do dia. “Os estudos comparativos recentes têm mostrado que as pessoas que se movimentam a cada meia hora ao longo do dia, por exemplo, e são mais ativas, têm mais resultados do que aquelas que reservam somente uma hora do dia para praticar exercícios e não se movimentam mais no restante das 24 horas”.

Bramante conta que as pesquisas demonstram, e a história comprova, que o ser humano não nasceu para ser sedentário. “A gente tem uma herança cultural e biológica para o movimento e daí nós fomos ficando, aos poucos, sedentários e hoje somos muito sedentários”, alerta. Ele destaca ainda que o próprio ambiente de trabalho muitas vezes estimula o sedentarismo nas pessoas. “O ideal seria que as empresas promovessem ao longo do expediente atividades físicas, de 15 minutos cada, para combater o sedentarismo”.

Movimento é o segredo da vida saudável ‘Exercícios Kegel’ é o nome de um tipo de exercício físico que foi criado por Arnold Kegel, na década de 1940, e que tem como finalidade fortalecer o músculo pubococcígeo, que vai do púbis ao cóccix. Este exercício consiste na contração e descontração deste músculo. Crédito da foto: Reprodução da Internet

O pesquisador aponta ainda que as atividades físicas ao ar livre são ideais, mas que é preciso ficar atento ao horário impróprio, que é das 10h às 16h, por conta da intensidade dos raios solares, e para as condições do piso, sobretudo os idosos, já que as quedas são fatores de risco. “A hora de começar é já. E as pessoas devem começar devagar e sem exageros. Se não quer ir para a academia, mude os hábitos da sua rotina: ande mais, desça do ônibus um ponto antes e vá caminhando até o trabalho. Mora em apartamento, então, desça um andar antes e suba a escada. Tem cachorro? Leve-o para passear. E o lembrete clássico - toda atividade física deve ter o acompanhamento de um profissional especializado”, e cada faixa etária deve respeitar seus limites, ensina Bramante. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos