Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cinco dicas para cuidar dos ouvidos e evitar perda auditiva

09 de Dezembro de 2019 às 17:42

Fonoaudióloga alerta para práticas que podem prejudicar a audição Fonoaudióloga alerta para práticas que podem prejudicar a audição. Crédito da foto: Divulgação

 

Cerca de 20% da população mundial sofre de zumbido no ouvido ou tem algum grau de perda auditiva. No Brasil, pelo menos 28 milhões de pessoas sofrem com problemas auditivos. Esses são alguns dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira (9), Dia do Fonoaudiólogo.

A fonoaudióloga sorocabana Vanessa Gardini explica que os profissionais da área trabalham com os diferentes aspectos da comunicação humana. Entre os aspectos avaliados estão a linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação.

[irp posts="115454" ]

 

Percepção do mundo

Vanessa lembra que a capacidade auditiva é um dos sentidos mais importantes nesse processo, assim como para todo o desenvolvimento humano. "É por meio da audição que somos capazes de processar os sons, compreendê-los e nos comunicar", resume. Especialista em reabilitação auditiva, ela explica que ouvir adequadamente está diretamente relacionado ao desenvolvimento das funções cognitivas, como a memória, o raciocínio e a percepção.

"Além disso, possibilita o convívio entre as pessoas e a socialização". ressalta Vanessa. A especialista ressalta, ainda, que é por meio da audição que podemos perceber o mundo ao nosso redor. "É um sentido primordial para a nossa comunicação e relacionamento”, pontua.

Jovens também são afetados

E o que mais chama a atenção dos especialistas é que os problema auditivos vem atingindo as pessoas em idades cada vez mais jovens. “Muitos esquecem que os ouvidos são igualmente responsáveis pela qualidade de vida. Devemos estar atentos à saúde deles o tempo todo, sem sobrecarregá-los, por exemplo, com o uso excessivo de fones de ouvido”, comenta a fonoaudióloga.

A fonoaudióloga orienta as pessoas a procurar atendimento especializado sempre que perceber algum desconforto nos ouvidos, como o zumbido. Além disso, destaca Vanessa orienta pessoas que já completaram 50 anos de idade a fazerem exames preventivos, como a audiometria, pelo menos, uma vez ao ano.

Para manter a saúde

Para manter a saúde dos ouvidos sempre em dia e preservar a qualidade da audição, é necessário adotar alguns hábitos e mudar outros. Confira, abaixo, cinco dicas sugeridas pela fonoaudióloga para evitar a perda auditiva precoce:

1.      Modere no som! Não escute músicas ou assista à televisão em volume muito alto;

2.      Pelo menos uma vez ao dia, busque o silêncio para descansar os ouvidos;

3.      Limite o tempo de uso dos fones de ouvido;

4.      Não escute música em fones nos ambientes muito barulhentos, assim você evita ter que aumentar o volume excessivamente;

5.      Use protetores auriculares em locais ruidosos. Eles são responsáveis por criar uma barreira acústica, que impede o desgaste e a perda auditiva precoce. (Da Redação com assessoria de imprensa)

Saiba mais sobre problemas auditivos clicando aqui.

Galeria

Confira a galeria de fotos