Cinco benefícios incríveis da suplementação diária com selênio
Para que nosso corpo funcione bem e de maneira equilibrada é necessária a ingestão diária de diversos minerais, dentre eles o selênio. Veja nesse post todos os benefícios que a suplementação diária com selênio pode oferecer à saúde.
O que é?
O selênio é um mineral fundamental ao bom funcionamento do nosso organismo.
Qualquer deficiência deste nutriente pode causar problemas de menor escala, como dores musculares, até quadros graves, como câncer.
O selênio está presente em todas as formas de vida. No ser humano, apresenta-se em forma dos aminoácidos selenocisteína, bem como selenometionina, gerados por reações químicas que somente se dão pela ingestão diária deste nutriente.
Principais fontes de selênio
Você pode encontrar o selênio em diversos alimentos, tais como:
- Leite em pó;
- Trigo;
- Repolho;
- Aveia;
- Carnes vermelhas e brancas;
- Atum;
- Bacalhau;
- Semente de girassol;
- Gema de ovo;
- Feijão.
A suplementação diária com selênio é necessária porque, apesar de presente em diversos alimentos, atingir a quantidade certa diária do mineral, somente pela alimentação, é bastante difícil.
Procure ingerir a suplementação de maneira equilibrada, como podemos ver no site da Bio High, uma das orientações é que o excesso do selênio pode trazer malefícios.
Portanto, o mais indicado é realizar o acompanhamento médico na hora de readequar hábitos alimentares e introduzir suplementações diárias a sua alimentação.
Por que realizar a suplementação diária
A suplementação diária com selênio vai garantir vários benefícios advindos da atuação do mineral no nosso corpo, e entre os principais, estão:
1. Ação antioxidante
O selênio está presente na enzima glutationa peroxidase, que possui importante função oxidante, bem como evita que haja estresse orgânico nos processos do corpo.
Além disso, o consumo diário desse nutriente evita a formação de radicais livres, a qual é uma das principais causas do envelhecimento precoce, da alteração de células e de inflamações no corpo.
2. Tireoide
O mineral selênio faz a conversão do hormônio T4 para T3, que é a sua versão mais ativa. Dessa forma, ele regula a função de vários sistemas no corpo, como sistema cardíaco, ciclo menstrual, humor, funcionamento do intestino e controle de peso.
Não é à toa que a tireoide é o órgão do corpo humano que mais armazena selênio.
3. Evita surgimento de doenças neurodegenerativas
A suplementação diária com selênio também pode garantir a origem, bem como o agravamento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson e Esclerose múltipla.
Esse benefício se intensifica quando se ingere o selênio a partir de fontes mais gordurosas, como a castanha do Pará, gema de ovo ou então frango.
A suplementação diária com selênio também oferece a quantidade adequada desse nutriente ao organismo.
4. Previne o câncer
Além de ter uma ação oxidante no corpo, o que por si só evita o surgimento de doenças cancerígenas, o selênio reduz a presença de células inflamatórias no organismo. Os principais tipos de câncer que se pode evitar são de próstata, mama, cólon, assim como o câncer de pulmão.
5. Ajuda na perda de peso
Atuando de forma incisiva na tireoide, o selênio evita o hipotireoidismo, responsável por diminuir a velocidade do metabolismo humano e, consequentemente, causar o aumento de peso.
Além disso, por apresentar ação antioxidante e anti-inflamatória, a ingestão diária desse mineral reduz as alterações hormonais ligadas à produção de gordura.
Conclusão
Mais que uma questão de estética, o funcionamento de nosso corpo depende da ação de vários nutrientes como o selênio.
Portanto, a suplementação diária com selênio é muito mais que uma questão de vaidade, mas também de saúde e vitalidade.
Reavalie, agora, seus hábitos alimentares e procure introduzir fontes de selênio, mesmo que seja através de suplementos.
Galeria
Confira a galeria de fotos