Buscar no Cruzeiro

Buscar

BOS utiliza aplicativo para aumentar doação de córneas

29 de Janeiro de 2020 às 00:01

BOS lança aplicativo para agilizar doações de córneas Ferramenta interliga todas as unidades de captação do BOS. Crédito da foto: Divulgação / BOS

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), instituição referência no Brasil e na América Latina em captação e transplante de córneas, está utilizando um aplicativo para dispositivos móveis, que visa agilizar todas as etapas do processo e deverá aumentar o número de doações do tecido ocular.

Essa ferramenta interliga todas as unidades de captação do BOS em uma rede on-line de comunicação, permitindo que o caminho de destino da córnea seja acompanhado em tempo real, desde o momento da comunicação do óbito do potencial doador, feita pelos profissionais responsáveis nos hospitais, até o envio das córneas doadas aos laboratórios do BOS instalados em Sorocaba, no Hospital Oftalmológico, e na cidade de São Paulo, no Hospital Municipal do Tatuapé, garantindo também ainda mais segurança e qualidade do material, possibilitando o rastreamento instantâneo de todo processo.

O BOS acumula mais de 80 mil córneas captadas e mais de 30 mil transplantes realizados em sua unidade em Sorocaba, ainda assim, a fila atual para transplante de córneas pode levar em torno de três meses na cidade e cerca de um ano na capital paulista.

Além da atuação no interior do Estado, em cidades como Campinas, São José dos Campos e Sorocaba, o BOS possui parceria com o governo do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, para potencializar o programa de doação e captação de córneas para transplantes. Atualmente, os maiores números de captação de córneas na cidade de São Paulo são no Hospital Municipal Ermelino Matarazzo, nas Unidades Campo Limpo e Tatuapé e nas Unidades de Autarquia Hospitalar Municipal, que também integrarão a rede de utilização dessa nova ferramenta.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do BOS ou pelo telefone: (15) 3212-7000. (Da Redação)