Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atenção: dinheiro pode transmitir vários tipos de doenças

19 de Agosto de 2019 às 20:28

Dinheiro esconde bactérias que podem transmitir doenças às pessoas Dinheiro esconde bactérias que podem transmitir doenças às pessoas. Legenda da foto: Reprodução / Ministério da Saúde

 

Você sabia que ao passar de mão em mão, o dinheiro acaba sendo contaminado por microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde? De acordo com o infectologista Ralcyon Teixeira, as cédulas de papel têm inúmeras bactérias. Portanto, o dinheiro é capaz, sim, de transmitir doenças, como diziam nossos avós.

“Elas podem causar diarreia e infecções na pele. As moedas, por outro lado, conseguem carregar doenças virais que geram também diarreia, chegando até gripes e resfriados”, explica Teixeira.

Segundo o infectologista Ralcyon Teixeira, bactérias presentes nas cédulas de dinheiro podem transmitir diarreia e infecção na pele Segundo o infectologista Ralcyon Teixeira, bactérias presentes no dinheiro podem transmitir diarreia, gripe e infecção na pele. Crédito da foto: SSSP

 

Quem está o tempo todo em contato com dinheiro fica ainda mais exposto às contaminações. Ronald de Carvalho é gerente de uma loja de doces e já sabe os problemas que o dinheiro sujo pode causar.

“Meus olhos ficaram muito vermelhos e pensei que fosse conjuntivite. Fui ao oftalmologista e ele perguntou se eu tinha contato direto com cédulas, porque existiam indícios dessas bactérias”, revela.

https://youtu.be/3dZRYghrmyM

 

Dinheiro x doenças

O risco de quem trabalha com o dinheiro é maior, mas todos que manipulam as notas devem ficar atentos. Como não dá para lavar o dinheiro, devemos fazer o inverso. Um hábito simples de higienizar as mãos pode evitar problemas mais sérios, usando produtos como álcool em gel.

[irp posts="82574" ]

 

E muita gente se esquece disso, explica o infectologista Alexandre Portelinha. “É um ato simples, seguro e econômico, que pode combater a disseminação de bactérias, vírus e fungos no ambiente hospitalar”, diz.

Tânia Yuba trabalha na rua e é bastante preocupada com essas contaminações. “Antes de cada refeição eu tento higienizar as mãos, porque imagino que tenham muitas bactérias pela alta circulação de cédulas entre as pessoas”, finaliza.

Clique aqui para saber mais sobre infecções por bactérias.

Galeria

Confira a galeria de fotos