Procedimentos
Exames e procedimentos crescem até nove vezes
Parceria entre Santa Casa e Prefeitura ampliou o atendimento de alta complexidade
Em 2022, procedimentos mais complexos, como neurocirurgia, ultrassonografia de músculo, uretrocistografia, urografia venosa e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), também passaram a ser ofertados, de forma inédita, à população de Sorocaba na Santa Casa.
Um levantamento de dados referente a atendimentos feitos à população, por meio de convênio entre a Prefeitura de Sorocaba e a Santa Casa de Misericórdia, vem apresentando uma série de ampliações de serviços de atendimento em saúde aos munícipes.
Na oferta de endoscopia digestiva alta (EDA), por exemplo, o atendimento triplicou, de janeiro a outubro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Ou seja, a oferta saltou de mil para 3 mil. Também foram ampliados, de 12 mil para 16 mil, os procedimentos de raio x oferecidos pelo Município em parceria com o hospital, representando um aumento de 33% na oferta.
No mesmo período, cirurgias eletivas aumentaram de 32 para 100 mensais (mais de três vezes ou 212%). Ultrassonografia obstétrica, de sete atendimentos por mês passou para 65 (mais de nove vezes ou 828%). Já a ultrassonografia vascular passou de 100 para 120 (20%) e a densitometria óssea teve a disponibilidade duplicada, de 100 para 200 procedimentos mensais. Exames de broncoscopia ampliaram de 20 atendimentos para 100 (cinco vezes ou 400%).
A oferta de tomografia, por sua vez, aumentou de 150 para 200 mensais (33%). Em 2021, foram disponibilizadas em torno de 35 biopsias/mês, neste ano, já são 40 somente até outubro. Colonoscopia, de mil atendimentos em 2021, as ofertas passaram para 1,5 mil, neste ano, também até outubro apenas.
O prefeito Rodrigo Manga salienta a importância do convênio entre as instituições em favor dos sorocabanos. “Quem ganha com essa parceria é a população, que tem na Santa Casa uma gestão séria e muito competente, além de uma equipe de profissionais que garante um atendimento de excelência”, diz.
Procedimentos inéditos
“No que depender da Prefeitura, nós não mediremos esforços para ampliar, ainda mais, a disponibilidade de procedimentos à população. É importante que todos saibam dessas ampliações e saibam do trabalho que está sendo feito para um acolhimento ainda melhor na Santa Casa”, destaca o secretário da Saúde, dr. Cláudio Pompeo.
O presidente do Conselho da Administração da Irmandade da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, enalteceu o esforço conjunto com a Prefeitura de Sorocaba. “Nossa missão é propiciar alento à população. Quando se tem uma união de ações como essa, em favor do próximo, sentimos que estamos no caminho certo”, conclui. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos