Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Ações de conscientização marcam Mês Mundial da Hipertensão

25 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sorocaba e Votorantim terão atividades de prevenção.
Sorocaba e Votorantim terão atividades de prevenção. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Sorocaba volta a receber neste sábado (28), das 8h às 14h, na Praça Coronel Fernando Prestes, uma série de ações que marcam o Mês Mundial da Hipertensão -- a data é comemorada anualmente em 17 de maio. Estão programadas atividades gratuitas que incluem orientações de prevenção e combate à enfermidade, bem como aferição da pressão arterial.

As ações começaram por Votorantim no dia 14 e chegaram a Sorocaba no último sábado (21). “A hipertensão é uma doença silenciosa e a que mais mata no mundo”, afirma a farmacêutica Maria Angélica Silva de Abreu Cação, do laboratório Servier. “Daí a importância de sempre medirmos a pressão.”

Farmacêutica há 14 anos, Maria Angélica ressalta que, com ou sem predisposição genética à hipertensão arterial, todo mundo pode se prevenir com medidas simples como não abusar do sal, ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente (pelo menos 50 minutos três vezes por semana), não fumar, moderar o consumo de álcool, controlar o estresse e aferir regularmente a pressão.

Ainda conforme ela, a doença atinge cerca de 20% da população e, na maioria dos acometidos, não está controlada. “Por isso, se faz necessário adotar ações como as que vamos realizar em Sorocaba e Votorantim”, reforça. “As pessoas precisam ser orientadas sobre a importância do controle pressórico diário, do uso correto dos remédios prescritos e do acompanhamento médico”, diz. “Em caso de dúvidas, qualquer farmacêutico está apto a prestar os esclarecimentos necessários”, complementa.

As atividades em Sorocaba e Votorantim fazem parte da #PORQUESIM, campanha da International Society Hypertension, realizada em todo o mundo. “Os cuidados são importantes, pois a Sociedade Brasileira de Cardiologia atesta que mais de 150 mil pessoas já morreram, somente neste ano, por causa da hipertensão arterial”, conclui Maria Angélica.

O Laboratório Servier do Brasil é referência em pesquisa e no desenvolvimento de terapias inovadoras no tratamento da hipertensão arterial. (Da Redação)

SERVIÇO

Campanha #PORQUESIM de prevenção à hipertensão arterial

Quando: dia 28 de maio
Horário: das 8h às 14h
Local: Praça Coronel Fernando Prestes, em Sorocaba
Gratuito