Buscar no Cruzeiro

Buscar

Os benefícios das meias de compressão para varizes

As meias de compressão para varizes são um tipo especial de meia elástica que favorece a circulação sanguínea saudável e ajuda a prevenir varizes e vasinhos.

25 de Maio de 2022 às 10:19
Os benefícios das meias de compressão para varizes
Os benefícios das meias de compressão para varizes (Crédito: Depositphotos)

Segundo a cirurgiã vascular Dra. Fernanda Zignani, “as meias de compressão para varizes funcionam exercendo pressão sobre seus tornozelos e pernas e comprimindo sua superfície. Com isso as válvulas das veias tendem a funcionar corretamente, permitindo que o sangue flua de volta ao coração com maior facilidade.”

Como usar as meias para varizes?

Antes de mais nada é importante consultar seu médico a respeito, ele poderá dar orientações específicas para o seu caso.

Dito isso, quando dormimos estamos em posição horizontal. Isso faz com que as válvulas das veias funcionem de forma mais eficaz do que quando se está sentado ou em pé. Na posição vertical, a gravidade entra em ação e o fluxo sanguíneo é comprometido devido às válvulas danificadas. É por isso que seus tornozelos e panturrilhas geralmente estão melhores pela manhã e ficam inchados e pesados à medida que o dia avança.

Colocar meias de compressão de manhã manterá as válvulas na posição certa para apoiar a circulação sanguínea saudável nas pernas durante o dia.

Se você já desenvolveu algum problema relacionado às veias, as meias de compressão podem ajudar a aliviar sintomas como:

· tornozelos inchados

· pernas pesadas ou doloridas

· fadiga e dor

· cãibras noturnas

As meias de compressão podem proporcionar muitos benefícios, especialmente em situações que agravam as condições venosas, tais como:

· prolongado em pé ou sentado

· viajando em um voo longo ou em outro meio de transporte com espaço limitado para as pernas

· gravidez

Como escolher o nível de compressão certo?

Você deve sempre conversar com seu médico para obter conselhos sobre o nível de compressão correto. Existem quatro níveis principais de compressão:

1. compressão leve, que deve ser usada se você tiver insuficiência venosa crônica leve para incentivar o fluxo sanguíneo saudável para que suas pernas fiquem mais leves.

2. compressão moderada, que é mais eficaz e geralmente é recomendada quando você apresenta sintomas de vasinhos.

3. compressão firme e extra firme, que normalmente são recomendadas em casos mais graves de como a trombose venosa profunda, úlceras de perna e edema linfático.

Como escolher o tamanho certo de meia?

Escolher o tamanho certo para as meias de compressão também é importante para se sentir o mais confortável possível e aproveitar todos os benefícios das meias elásticas. Para garantir o ajuste adequado, você precisará tirar medidas. Aqui estão algumas dicas:

· faça medições de suas pernas antes de sair da cama de manhã ou até mesmo abaixe as pernas.

· para meias até o joelho, meça a parte mais estreita dos tornozelos e a parte mais larga das panturrilhas. Em seguida, sente-se na cama, coloque os pés no chão e dobre os joelhos para que as pernas formem um ângulo de 90 graus. Faça a medição entre o joelho dobrado de cada perna e o chão.

· para meias até a coxa, comece da mesma forma que tirar as medidas para meias até o joelho. Continue levantando-se e medindo as coxas sob os glúteos. Por fim, meça a distância entre as nádegas e o chão.

A Dra. Zignani acrescenta que “fazer essas medições às vezes pode ser complicado, então não tenha medo de pedir ajuda ou conversar com seu médico em caso de dúvida.”

Como cuidar das meias de compressão?

Cuidar adequadamente de suas meias de compressão não é difícil. Mas há algumas coisas a ter em mente para fazê-los durar o maior tempo possível sem perder sua força e benefícios:

· Use água fria ou de temperatura amena.

· Lave as meias à mão em vez de usar uma máquina de lavar.

· Não use amaciante de roupas – apenas sabão ou detergente neutro.

· Não use secador nem exponha elas ao sol. Prefira sempre pendurá-las a sombra.

Lembre que as meias de compressão para varizes não impedem o desenvolvimento de varizes. No entanto, eles podem funcionar como um ótimo mecanismo de auxílio em pós-operatório ou mesmo para a melhoria do fluxo sanguínea na região. E o mais importante, consulte sempre seu médico antes de começar a usar uma meia, trata-se de um dispositivo médico.